Quem terá direito ao novo saque do abono PIS/Pasep em 2022? Confira

O abono PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2020, não foi pago neste ano. Confira quem poderá realizar saque em 2022.

saque do abono PIS/Pasep, referente ao ano-base de 2020, deveria ser liberado, gradativamente, a partir do mês de julho de 2021. Contudo, os repasses não foram realizados pelo governo federal e os trabalhadores terão que esperar até fevereiro de 2022 para receber os valores correspondentes.

continua depois da publicidade

Além disso, haverá um possível acúmulo de benefícios, pois os valores referentes ao ano-base de 2021 também deveriam ser pagos em 2022. Se assim acontecer, os beneficiários podem ter os valores dobrados no ano que vem. As confirmações devem ser feitas no ano que vem.

Saques do abono PIS/Pasep: quem tem direito?

O abono salarial é concedido aos brasileiros, quando atendem os seguintes requisitos:

continua depois da publicidade
  1. Aqueles que trabalharam por, no mínimo, 30 dias no ano-base de referência;
  2. Receberam até dois salários mínimos por mês;
  3. O que estão inscritos no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos.

Além disso, a empresa contratante precisa informar os dados do funcionário ao governo. Os saques do abono PIS/PASEP são realizados da seguinte maneira:

  • PIS (empregados do setor privado): os pagamentos são realizados junto à Caixa Econômica Federal em caixas eletrônicos, lotéricas ou Caixa Aqui, utilizando o Cartão Cidadão;
  • PASEP (servidores públicos): os repasses são realizados por meio do Banco do Brasil, indo a uma agência com documento de identificação ou, caso seja correntista, os valores caem de forma imediata.

Veja como consultar o PIS/Pasep

Os beneficiários devem consultar suas informações via internet. Para isso, é preciso saber o Número de Identificação Social (NIS) ou o Número de Registro do Trabalhador (NIT).

As informações devem ser localizadas no CNIS ou na Carteira de Trabalho, no extrato do FGTS, no Cartão Cidadão, no site ou app Meu INSS. Quando tiver com o número do NIS ou NIT, siga os seguintes passos:

continua depois da publicidade
  1. Acesse o site do CNIS;
  2. Clique na opção “Cidadão”;
  3. Depois, selecione a opção “Inscrição” e vá em “Filiado”;
  4. Preencha os seus dados pessoais, como nome completo, CPF e nome da sua mãe;
  5. Agora o valor do seu abono estará disponível para consulta.