O sucessor do extinto Bolsa Família, Auxílio Brasil, já está valendo. Inclusive, os pagamentos referentes à novembro tiveram início no dia 17 do mesmo mês. O valor médio das parcelas é de R$ 217,18. Ou seja, bem abaixo da quantia prometida pelo governo. Nesta sexta-feira (26/11), o Auxílio Brasil será pago aos inscritos do extinto Bolsa Família que possuem NIS final 8.
- Saiba como emitir a certidão de regularidade fiscal (CND)
- Serasa promove Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%
Lembrando que todos os antigos beneficiários foram automaticamente migrados para o Auxílio Brasil. A meta do governo era de conceder parcelas de R$ 400 para as unidades familiares que atendem aos requisitos. Entretanto, existe um impasse quanto à aprovação da PEC dos Precatórios, que abre orçamento para o programa. O Ministério da Cidadania pretende autorizar o valor em dezembro.
Por outro lado, as mudanças previstas na MP do Auxílio Brasil dependem da tramitação relacionada à PEC dos Precatórios, que ainda será analisada entre os parlamentares do Senado.
Calendário do Auxílio Brasil; veja datas
Para consultar a situação do benefícios, os interessados podem acessar o aplicativo atualizado do Auxílio Brasil. Também existe a possibilidade de fazer a consulta/saque nos terminais de atendimento, lotéricas, correspondentes Caixa Aqui e nas unidades da instituição bancária.
O Auxílio Brasil terá alguns benefícios complementares, como Auxílio Criança Cidadã, mas eles ainda não serão concedido neste primeiro momento devido ao impasse no custeio. Até o momento, os cartões tradicionais do antigo programa, “Cidadão” e “Bolsa Família”, continuam valendo.
Os beneficiários que já recebiam o dinheiro pelas poupanças sociais digitais seguem tendo o direito de movimentar as parcelas pelo aplicativo Caixa Tem. Confira o calendário do Auxílio Brasil em relação aos pagamentos de novembro:
- 17 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 1;
- 18 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 2;
- 19 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 3;
- 22 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 4;
- 23 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 5;
- 24 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 6;
- 25 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 7;
- 26 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 8;
- 29 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 9;
- 30 de novembro de 2021: beneficiário com NIS final 0.