Inscritos no BPC podem receber auxílio se conseguirem emprego; entenda

O "auxílio-inclusão" permite que os inscritos no BPC não fiquem sem assistência após ingressarem no mercado formal de trabalho. Entenda.

Pessoas que são beneficiárias do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, com o chamado Benefício de Prestação Continuada – BPC, podem continuar recebendo assistência após a entrada no mercado formal de trabalho. O “auxílio-inclusão” permite que os inscritos no BPC consigam parcelas de R$ 550, o que equivale à metade do salário mínimo atual.

continua depois da publicidade

Porém, existem regras específicas para o recebimento do benefício. A portaria 949 do INSS estipula quais as situações que permitem ao trabalhador egresso do BPC ter acesso ao auxílio-inclusão. Assim, os que se enquadrarem nas regras e parâmetros poderão solicitar o benefício.

Vale ressaltar que, antes da portaria, os beneficiários do BPC não tinham acesso a nenhum auxílio ao ingressarem em um emprego. Entre as regras previstas para que o cidadão possa ter acesso ao auxílio-inclusão, destacam-se as seguintes:

continua depois da publicidade
  • Possuir Cadastro de Pessoa Física (CPF) em situação regular e com dados atualizados;
  • Estar dentro dos critérios do BPC;
  • Já ter recebido pelo menos uma parcela do BPC nestes últimos cinco anos ou ter sofrido a suspensão do benefício;
  • Rendimento familiar de, no máximo, R$ 2.200,00;
  • Ter a comprovação da deficiência, podendo ser moderada ou grave;
  • Manter-se no critério de segurado obrigatório do RGPS ou como filiado ao RPPS de qualquer dos entes federativos (União, Estados, Distrito Federal ou municípios);
  • Ter a inscrição no CadÚnico atualizada, que credencia recebimento de benefícios sociais do governo;
  • Ter idade de 60 anos ou mais, desde que seja inscrito no BPC e atenda aos critérios.

Como solicitar o benefício

Já é possível solicitar o benefício por meio do site ou aplicativo Meu INSS, fazendo o login por meio do gov.br. Após entrar na plataforma, o usuário poderá proceder com o pedido e o benefício não tem prazo de carência.

Portanto, é possível conseguir o pagamento em até 30 dias.