Existe prazo máximo para fazer saque dos benefícios do INSS?

E, se não for retirado, a instituição pagadora vai devolver para o INSS o dinheiro depositado naquele mês porque não ocorreu o saque.

Muitos beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não sabem que existe um prazo para que seja sacado o dinheiro depositado. O período limite é de até 60 dias para retirar o benefício. E, se não for retirado, a instituição pagadora vai devolver para o INSS o dinheiro depositado naquele mês porque não ocorreu o saque.

continua depois da publicidade

E o segurado que fez a escolha por fazer o saque através do cartão previdenciário “INSS”? Ele terá que seguir o prazo de validade da parcela determinado pelo INSS. Essa data vai corresponder ao final do mês seguinte ao da sua disponibilidade. Ou seja, são em média 60 dias. Por isso, é importante estar atento para não perder o prazo de fazer a retirada.

Recebimento de valores devolvidos

Já no caso do recebimento daqueles valores devolvidos, os beneficiários devem ir até uma das agências de Previdência Social. Se o segurado tiver dúvidas do que fazer nesses casos, é possível ligar e falar com o atendimento através do 135.

continua depois da publicidade

Outra alternativa será acessar o aplicativo “Meu INSS”. Caso o beneficiário ainda não tenha o aplicativo, ele pode baixar no celular, tablet ou iPad.

O que fazer quando o benefício não estiver disponível?

Quando o segurado recebe uma mensagem informando que o benefício não está disponível, deve então verificar o motivo. Seja no app “Meu INSS” ou no portal do INSS.

No aplicativo, é possível verificar através da opção agendamento/solicitações. É só clicar na opção “Novo Requerimento”. Por fim, clicar em “Solicitar Pagamento de Benefício Não Recebido”.

continua depois da publicidade

Importante ressaltar que o beneficiário terá que comparecer em uma das agências de atendimento presencial do INSS. Lá, ele levará toda a documentação que comprova o recebimento do benefício, além dos documentos exigidos pela previdência.