MEI em 2022: entenda como dar baixa no seu CNPJ

A baixa serve para encerrar as atividades da empresa. Com isso, as inscrições nas administrações tributárias nas esferas estadual e municipal são encerradas.

Desde que foi criado por meio da Lei Complementar 128/2008 e sofreu algumas alterações, o segmento do “Microempreendedor Individual – MEI” já mudou a vida de muita gente. As facilidades na formalização para ter o próprio CNPJ faz com que as pessoas tenham linhas de crédito especiais, possam registrar um funcionário, ter suas garantias previdenciárias e outros.

continua depois da publicidade

Mas, devido aos limites, muita gente prefere ampliar e acaba buscando mudar o sistema e ter um CNPJ para empresa ampla. Caso queira dar baixa em sua inscrição MEI por esse ou outros motivos, o processo não é muito difícil e irá requerer apenas algumas informações importantes.

A baixa, portanto, serve para encerrar as atividades daquela respectiva empresa. Com isso, as inscrições nas administrações tributárias nas esferas estadual e municipal são encerradas. De igual modo, ao realizar a baixa, ocorrem os cancelamentos dos alvarás e licenças concedidas.

continua depois da publicidade

A baixa ocorre para aqueles que estão com CNPJ ativos e não precisam de muita preocupação para conseguir realizar o processo de baixa. Todo o processo pode ser iniciado e concluído pela internet. Todavia, é necessário muita atenção e, ao mesmo tempo, estar ciente de que se trata de uma ação irreversível.

Uma vez dado baixa, não será possível a reativação do respectivo CNPJ e demais licenças. Portanto, veja abaixo o passo a passo para dar baixa em seu MEI.

1º passo

Entre no Portal do Empreendedor e selecione a opção “Já Sou MEI”.

continua depois da publicidade

2º passo

Na próxima tela para a qual você será redirecionado, clique na opção “Baixa da Empresa”.

3º passo

Na página que se abrirá, vá até a opção do card “Solicitar Baixa”, sendo o primeiro da esquerda para a direita, sinalizado com um sinal de uma mãozinha apontando.

4º passo

Aqui é um dos passos mais importantes, pois será solicitado seu login no portal gov.br. Após realizar o login através de sua conta de acesso cadastrada, você será redirecionado para informar os seus dados.

continua depois da publicidade

5º passo

Será aberto um formulário em que você precisará avaliar todos os detalhes e conferir os dados constantes. Você  deverá fazer uma revisão desse respectivo formulário e deverá assinalar a declaração de baixa.

6º passo

Este último passo consiste em apenas clicar em “Finalizar” o processo. A partir daí, seu pedido de baixa será registrado.