Abono PIS/Pasep 2021 está confirmado; quando será pago?

O abono salarial com ano-base 2020, que está sendo pago este ano, deve ser sacado até dezembro deste ano.

Para trabalhadores que exercem atividade com carteira assinada ou que atuam como servidor público, há uma boa notícia. O abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano base de 2021 foi confirmado. O pagamento do benefício está previsto para ser liberado no ano que vem.

continua depois da publicidade

O pagamento do abono PIS/Pasep 2021 deve ocorrer entre os meses de janeiro e dezembro. Isso porque, o governo federal alterou as regras do pagamento do benefício e, por isso, os valores não serão mais liberados em julho de um ano e não vão mais terminar em julho do ano seguinte.

Os trabalhadores com carteira assinada e os servidores públicos que trabalharam durante o ano de 2020 estão recebendo o abono PIS/Pasep este ano. Para aqueles trabalharam este ano, devem receber o benefício somente em 2024.

continua depois da publicidade

O Orçamento de 2022 para o pagamento do benefício é de R$ 21,82 bilhões, que estão sendo distribuídos para cerca de 23 milhões de beneficiários. O saque do abono salarial deve ser feito dezembro deste ano.

Quem tem direito ao abono PIS/Pasep

Para ter direito ao benefício, os trabalhadores com carteira assinada (PIS) e servidores públicos (Pasep) devem preencher os seguintes requisitos:

  • Possuir cadastro no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
  • Ter ganhado remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base usado para apuração;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, de forma consecutiva ou não, no ano-base usado para apuração;
  • Ter seus dados informados corretamente pelo empregador (Pessoa Jurídica) na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/eSocial).

Qual é o valor do abono PIS/Pasep

O valor do abono PIS/Pasep é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão. O valor do benefício é resultado do número de meses trabalhados no ano-base multiplicado por 1/12 do valor do salário mínimo vigente na data do pagamento.

continua depois da publicidade