Abono PIS/Pasep de 2021 será pago ainda neste ano? Veja nova proposta

Pagamentos do abono PIS/Pasep de 2021 são esperados por milhões de trabalhadores. Veja quando será pago.

Uma ideia de projeto legislativo foi indicado por um cidadão comum para que o abono PIS/Pasep 2021 seja pago ainda em 2022. É importante lembrar que os repasses ainda não foram realizados e não há calendário de pagamento divulgado. Veja, em nossa matéria, como essa proposta pode ser votada.

continua depois da publicidade

Os repasses correspondentes ao PIS são para quem trabalha na iniciativa privada, realizados pela Caixa Econômica Federal. Já os repasses do Pasep são para os servidores públicos, com administração pelo Banco do Brasil.

Abono PIS/Pasep de 2021 será pago neste ano?

Dentre as regras de criação de leis no país, está a Ideia Legislativa. Ela garante que qualquer cidadão proponha uma norma ao Congresso Nacional. Para ela ser analisada, no entanto, precisa atingir o número mínimo necessário de apoio de outras pessoas.

continua depois da publicidade

A ideia de pagamento do abono PIS/Pasep de 2021 ser realizado em 2022 veio do cidadão Charlesson Campos, do estado do Maranhão. De acordo com a proposta, o benefício seria pago no segundo semestre aos trabalhadores.

No momento, a Ideia Legislativa já possui mais de 9,3 mil apoios. Para ela prosperar, precisa atingir 20 mil assinaturas até a data limite de 14 de setembro de 2022. A partir disso, se tornará uma Sugestão Legislativa e ser debatida pelos senadores.

Qualquer pessoa pode apoiar a proposta, entrando no site do e-cidadania. Faça o login com a conta do Google ou conta do próprio portal.

continua depois da publicidade

Abono salarial PIS/Pasep

Geralmente, o abono PIS/Pasep realiza pagamentos no ano seguinte ao ano-base. O benefício do ano-base de 2017, por exemplo, foi liberado no ano de 2018 e o do ano-base de 2018 foi depositado em 2019.

Contudo, a pandemia da COVID-19 acabou provocando alteração nessa lógica de pagamentos. Em 2021, o governo federal deveria autorizar os repasses do ano-base de 2020, mas isso não foi feito, pois parte dos recursos foram para programas emergenciais como o BEm.

Dessa forma, o abono de 2020 foi pago apenas no começo de 2022. Assim, foi criada a expectativa de que o governo federal colocasse os depósitos em dia, com o pagamento do ano-base de 2021 sendo realizado no segundo semestre. Foi anunciado, no entanto, que haveria verba para apenas um repasse em 2022.

continua depois da publicidade

Tudo indica que o pagamento do abono PIS/Pasep de 2021 seja liberado apenas em 2023. Entretanto, ainda é preciso uma oficialização do governo federal.