Cursos do Pronatec: mais de 6,7 mil estudantes qualificados na Bahia

Os cursos do Pronatec em 2020 na Bahia proporcionaram a qualificação profissional de mais de 6,7 mil estudantes! O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que é gerido pela Secretaria de Estado da Educação (Sec), já se encontra na sua reta final. continua depois da publicidade Ao todo, foram 6.710 estudantes baianos […]

Os cursos do Pronatec em 2020 na Bahia proporcionaram a qualificação profissional de mais de 6,7 mil estudantes! O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, que é gerido pela Secretaria de Estado da Educação (Sec), já se encontra na sua reta final.

continua depois da publicidade

Ao todo, foram 6.710 estudantes baianos cadastrados. Nesse rol, encontram-se indígenas, camponeses assentados, quilombolas e agricultores familiares.

Quais são os cursos do Pronatec na Bahia?

Os cursos ofertados pelo estado foram na modalidade virtual (on-line) e se iniciaram no dia 20 de julho de 2020.

continua depois da publicidade

São eles:

  • Agente de Assistência Técnica e Extensão Rural;
  • Agricultor Familiar;
  • Agricultor Orgânico;
  • Microempreendedor Individual;
  • Assistente de Recursos Humanos; e
  • Promotor de Vendas.

De acordo com a assessoria de imprensa da Sec, a grande participação nessas turmas é um bom indicativo dos avanços no processo de inclusão das comunidades atingidas no estado:

Ao todo, são 122 turmas dos Eixos de Recursos Naturais e Gestão e Negócios. Desse total, foram contemplados 166 indígenas de 25 etnias e aldeias; 501 quilombolas; e 4.102 estudantes agricultores familiares, de povos e comunidades tradicionais. A oferta, que também alcança jovens e trabalhadores da cidade com alta vulnerabilidade socioeconômica, visa elevar a escolaridade dos estudantes e a prepará-los para o mundo do trabalho.

A supervisora dos cursos do Pronatec nos municípios de Feira de Santana, Teodoro Sampaio, Antonio Cardozo, Conceição de Maria e Santo Estêvão elogiou o comprometimento dos alunos nas atividades:

continua depois da publicidade

Eles são muito comprometidos e bastante criativos na construção dos seus projetos integradores, que é a atividade final do curso. Eles são esforçados, são guerreiros, ultrapassam as barreiras e vão em frente.

Sobre o Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) existe desde o ano de 2011. Sua proposta fundamental é ampliar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em todo o país.

Essa ampliação é garantida pela promoção de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

Metas do Pronatec:

  • Expandir as redes federal e estaduais de Educação Profissional e Tecnológica;
  • Ampliar a oferta de cursos a distância;
  • Ampliar o acesso gratuito à Educação Profissional e Tecnológica;
  • Ampliar as capacitações de trabalhadores;
  • Difundir recursos pedagógicos para a Educação Profissional e Tecnológica.

Saiba mais sobre o Programa aqui.

continua depois da publicidade