Saúde do ditador Kim Jong-un é alvo de especulações

A saúde do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se tornou alvo de especulações nas últimas semanas. Tudo começou quando o líder da nação não compareceu às comemorações do aniversário de Kim Il-Sung, avô do ditador e considerado o pai da nação. Este é considerado um dos principais eventos do calendário nacional. continua depois […]

A saúde do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, se tornou alvo de especulações nas últimas semanas. Tudo começou quando o líder da nação não compareceu às comemorações do aniversário de Kim Il-Sung, avô do ditador e considerado o pai da nação. Este é considerado um dos principais eventos do calendário nacional.

continua depois da publicidade

Desde que Kim Jong-un se tornou o novo líder do país, foi a primeira vez que ele não participou da cerimônia. Algumas teorias indicavam que o líder estaria com receio de contrair o novo coronavírus e por isso decidiu se isolar.

Em seguida, um jornal especializado em notícias norte-coreanas e administrado por desertores do país, chegou a afirmar que o líder teria passado por uma cirurgia cardíaca e estaria em estado grave. É sabido que Kim Jong-un sofre com hipertensão e há especulações de que ele possa ter diabetes. É visível que o ditador tenha sobrepeso. Porém, nada disso foi confirmado.

continua depois da publicidade

O site TMZ chegou a cravar que o ditador estaria em estado vegetativo, enquanto outros sites teriam declarado até a sua morte. Com isso, o termo Kim Jong-un foi um dos mais citados nas redes sociais, como por exemplo o Twitter.

Posição dos EUA e Coreia do Sul

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi perguntado sobre o estado de saúde do ditador. Trump respondeu que não poderia confirmar a veracidade das informações de que Kim estaria em estado grave de saúde ou até mesmo morto.

De acordo com um porta-voz da Coreia do Sul, Chung-in Moon, a posição oficial do governo é a de que Kim Jong-un está vivo e bem.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que a Coreia do Sul e a Coreia do Norte estão tecnicamente em guerra e ao longo da história viveram momentos muito tensos que quase conflagrou novo conflito. Porém, recentemente, houve uma reaproximação dos países, inclusive com encontro histórico entre os seus líderes.

Trem de Kim Jong-un

Dias antes da declaração do porta-voz sul-coreano, fotos de satélite registraram o que foi identificado como o trem oficial que pertence ao ditador. As imagens foram publicadas pelo site 38North, especializado em assuntos da Coreia do Norte.

Geralmente, Kim Jong-un viaja pelo país por meio de trem por causa da comodidade e velocidade, que é de uso exclusivo, sendo modificado para ter todos os confortos que o líder norte-coreano exige. No caso, o meio de transporte estava na costa leste do país, em um balneário que costuma ser utilizado pela elite do país, e claro, por Kim Jong-un.

continua depois da publicidade

Porém, o próprio site afirmou que as fotos não significam nada, já que apesar do trem estar localizado no balneário, isso não necessariamente quer dizer que o ditador estaria na região. Ao mesmo tempo, reforça que não há nenhum indicativo do seu estado de saúde.

Sendo assim, o estado de saúde de Kim Jong-un continua sendo um mistério e enquanto não houver uma declaração oficial por parte da Coreia do Norte, é provável que surjam mais especulações.