Qualidade do ar é melhor durante isolamento social

O isolamento social traz reflexos positivos para o meio ambiente, até a qualidade do ar melhorou.

No Brasil, foi observada em diversas capitais a redução dos níveis de poluentes e uma melhora significativa da qualidade do ar após o início da quarentena no país. A cidade de São Paulo, maior centro econômico do país, por exemplo, registrou uma queda dos índices de monóxido de carbono.

continua depois da publicidade

Na cidade do Rio de Janeiro foi identificada a redução nos índices de dióxido de nitrogênio no ar, em razão do isolamento social. A redução do composto, de acordo com estações meteorológicas, foi de até 77% no mês de março.

Em outras importantes capitais do país, como Curitiba e Belo Horizonte, também foram observadas a diminuição de poluentes na atmosfera.

continua depois da publicidade

Desaceleração global contribui na qualidade do ar

Toda essa nova forma de viver impactou positivamente o meio ambiente como um todo. Não só houve melhora na qualidade do ar em diversas cidades pelo mundo, mas os animais puderam circular livremente e ocupar espaços.

Animais silvestres, que normalmente se limitavam a ficar em seus habitats, vêm sendo vistos explorando cidades e locais onde não há grande concentração humana que, devido à pandemia, está em casa.

Apesar disso, a maior diferença e efeito positivo para o meio ambiente está na atmosfera. No mundo todo as diferenças já podem ser notadas.

continua depois da publicidade

Muitas empresas já vinham se precavendo no intuito de ter cuidado com a poluição emitida ao ambiente e, por isso, investem em filtros e outros mecanismos para diminuir a poluição. Apesar disso, a diminuição brusca de poluentes nesse momento na atmosfera acontece pela redução de atividade e circulação de pessoas.

Os carros não estão mais nas ruas, o fluxo das fábricas vem diminuindo, dentre outras variáveis. Com isso, pode-se perceber que o meio ambiente vem colhendo os melhores frutos do isolamento social.