Durante um churrasco realizado por Alice Gray e sua família, em comemoração ao aniversário do filho no início do mês de abril de 2020, uma convidada especial apareceu. É que em 2013, uma ovelha desapareceu junto com outros animais e, agora, retornou sete anos depois.
Isso aconteceu na fazenda de Gray em Dunalley, na Tasmânia, e os animais fugiram durante um desastre ocorrido em 2013.
O que mais chamou atenção no animal foi o novo penteado majestoso de “Prickles” (como o filho de Gray chamou a ovelha). Antes de aparecer na celebração da família, a ovelha já havia sido visualizada em imagens de câmeras de visão noturna, mas que originalmente são destinadas a capturar veados selvagens.
A expectativa é a de que Prickles possa se misturar novamente com o rebanho, mas só após realizar o corte do seu velo.
Com essa experiência, o aparecimento da ovelha em meio ao isolamento social, a família decidiu lançar um projeto para arrecadar dinheiro para o Alto Comissariado das Nações Unidas para os refugiados, que ajuda as pessoas que não conseguiram se isolar durante a atual crise.
Ovelha desaparece durante desastre em 2013
Os incêndios foram registrados na Austrália, entre novembro de 2012 e final de abril 2013, e atingiram o sudeste da Tasmânia.
Os incêndios foram responsáveis pela queima de aproximadamente 20.000 hectares de terras mistas e florestas nativas.
Na época, vários fatores contribuíam para a situação: cargas de combustível, condições secas e quentes. Apesar disso, ninguém previa que a temporada de incêndios duraria quase seis meses. Uma marca histórica e negativa, com uma duração acima do esperado e jamais registrada na Tasmânia.
Por isso, foi uma tragédia sem precedentes, na área ambiental, para a região.
Ovelha Prickles pode quebrar recorde mundial
Durante a doação do valor arrecadado, a família responsável pela ovelha, pede que as pessoas façam apostas sobre o peso do velo de Prickles, mas por diversão.
Isso porque, o tamanho do seu velo provocou expectativas sobre o potencial de bater recorde de mundial do peso de velo, que atualmente é de 41,1 kg.
Normalmente, a ovelha merino faz um corte de velo anual, que costuma pesar 5 kg.