SpaceX levará astronautas ao espaço pela primeira vez

Lançamento da SpaceX será uma missão da Nasa. Lançamento está programado para o dia 27 de maio.

A SpaceX, do bilionário Elon Musk, já está fazendo os últimos acertos para entrar para a história. Acontece que a empresa mandará astronautas da Nasa para o espaço, pela primeira vez, no dia 27 de maio de 2020.

continua depois da publicidade

Além disso, o voo marca a retomada de lançamentos partindo dos Estados Unidos. Desde 2011, a Nasa só fazia missões a partir de outros países, geralmente o Cazaquistão. Não obstante, o serviço era feito pela Rússia, com quem Washington vem tendo problemas.

O evento é considerado tão importante que o presidente americano, Donald Trump, comparecerá ao Centro Espacial Kennedy, localizado no estado da Flórida, sul do país. Todavia, por causa da pandemia do coronavírus, o lançamento só poderá ser acompanhado por membros da Nasa, do governo e da imprensa. O público geral terá de ver pela TV ou internet.

continua depois da publicidade

Por que a SpaceX?

A SpaceX foi escolhida pela Nasa por ser a maior e mais bem equipada agência de serviços espaciais. Elon Musk não poupou investimentos na companhia. Antes de levar os astronautas ao espaço, a SpaceX testou diversos tipos de foguete como por exemplo o Falcon 9. Desde 2012, a empresa já abastece a Estação Espacial Internacional (ISS).

Além disso, a Nasa vê na SpaceX uma forma de economizar. Como a Nasa utilizará o foguete Falcon 9 e a espaçonave Crew Dragon, também da SpaceX, a agência americana não gastará tanto. A nave será tripulada por Robert Behnken e Douglas Hurley, ambos americanos e experientes em voos para fora do planeta. A ida dos astronautas será uma espécie de táxi espacial.

Anteriormente, a Nasa utilizava ônibus espaciais para fazer viagens. Porém, o custo era muito alto. De acordo com o governo americano, o custo de naves com duração de 135 voos era de US$ 200 bilhões. Para piorar, o programa sofreu com dois acidentes fatais, o que colocou em xeque a segurança dos astronautas e os gastos de dinheiro público.

continua depois da publicidade

Trump quer voltar à Lua

O presidente americano, Donald Trump, anunciou que deseja que a Nasa volte à Lua no ano de 2024, caso reeleito, seu último de mandato. A agência espacial americana não coloca seres humanos no satélite desde a década de 1970.

Apesar de apertado, o cronograma fez om que a Nasa se animasse. A agência perdeu um pouco da sua relevância após a Corrida Espacial e a pausa nos planos de mandar o homem à Marte.

Além disso, para o presidente americano, o lançamento marca o início do seu projeto de militarização espacial. Em 20 de dezembro de 2019, os Estados Unidos passaram a ter uma sexta força militar. Além da Marinha, Aeronáutica, Exército, Fuzileiros e Guarda Costeira, os Estados Unidos possuem agora uma Força Espacial.

continua depois da publicidade

Não perca o lançamento

O lançamento do foguete da SpaceX que levará os astronautas americanos ao espaço está programado para o dia 27 de maio de 2020, às 17h33, horário e Brasília. Na Flórida, os ponteiros estarão marcando 16h33. Caso o tempo não esteja favorável, a nova data de saída será o dia 30 de maio.