Tudo Bahia
Portal de Notícias

Nasa lança sonda Lucy ao espaço com mensagens para gerações posteriores

Uma curiosidade sobre a cápsula é que ela agrega mensagens, inclusive, da famosa banda que inspirou o nome da cápsula – The Beatles.

Já se tornou uma tradição a Nasa enviar ao espaço cápsulas do tempo com mensagens para a posteridade. Algumas dessas mensagens eram direcionadas a possíveis seres extraterrestres. Dessa vez, elas terão conselhos de líderes e formadores de opinião para “humanos do futuro”.

A agência espacial americana lançará, em breve, a sonda Lucy que enviará informações de oito asteroides troianos de Júpiter. Em comunicado, a Nasa informou que a cápsula reúne mensagens de membros proeminentes da sociedade. De acordo com a agência, essa cápsula remete as lendárias sondas Pioneer 10 e 11 e as Voyager 1 e 2.

Conforme a Nasa, as Voyager 1 e 2 ainda permanecem em atividade 40 anos após serem lançadas. As duas cápsulas estão no chamado “espaço interestelar”, sendo que a 1 encontra-se a 23.156.220.275 km de distância da Terra e a 2 encontra-se a 19.204.827.725 km.

O tempo de vida de ambas está contado, conforme revelou a Nasa, justificando que são as fontes de energia que pouco a pouco vão reduzindo. Esse mesmo processo já ocorreu com as duas Pioneer. A missão fundamental das cápsulas foi encontrar e levar informações a qualquer extraterrestre que pudesse encontrá-las.

Essa informação foi dada pelo chefe da missão Lucy, Hal Levinson, que à época do lançamento delas era apenas uma criança. Na proposta da Lucy, o foco é que algum dia um desbravador do espaço ou “arqueólogo estelar do futuro”, como bem colocou a própria Nasa, possa encontrar as preciosas mensagens gravadas em placas.

Uma curiosidade sobre a cápsula é que ela agrega mensagens, inclusive, da famosa banda que inspirou o nome da cápsula – The Beatles. Lucy faz alusão a música Lucy in the Sky with Diamonds (Lucy no Céu com Diamantes).

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais