Tudo Bahia
Portal de Notícias

Após gravarem primeiro filme no espaço, equipe russa volta à Terra

A ficção chegou próximo à realidade, já que a missão de ir ao espaço ocorreu de forma real e as imagens foram gravadas em ambiente sem gravidade.

A corrida espacial está cada vez mais se intensificando e, agora, a Rússia sai na frente após filmar o primeiro filme no espaço. A história em si já parece um filme de ficção científica. Todavia, é um marco na busca pelo espaço sideral e, igualmente, na história do cinema. Foram 12 dias de gravações na Estação Espacial Internacional (ISS).

A tripulação da cápsula, que ficou atracada na estação espacial, foi formada pela atriz Yulia Peresild (37), o diretor Klim Shipenko (38) e o cosmonauta Oleg Novitski. Na estação, estavam outros astronautas que atuaram como figurantes no filme russo. A cápsula foi desacoplada da estação espacial no dia 16 de outubro às 21h14 (horário de Brasília) e pousou no Cazaquistão às 10h35 da manhã do dia 17 de outubro.

Após retorno da cápsula, a tripulação foi recepcionada pelo chefe da Roscosmos (agência espacial Russa), Dmitry Rogozin. A equipe de filmagem aproveitou para gravar cenas no local do pouso da cápsula. Logo após serem retirados da nave, todos passaram por uma rápida avaliação da equipe médica. Em helicópteros, foram levados para Karaganda, no mesmo país, e, em seguida, seguiram para Rússia.

A ação da equipe de filmagem Russa, junto com a agência espacial do país, saíram à frente dos EUA nessa corrida. Haja vista que a Nasa (agência espacial americana) já havia divulgado que estava articulando a gravação de um filme no espaço com Tom Cruise.

Essa corrida lembra muito os idos 1960, quando a rivalidade pela corrida espacial entre União Soviética e os Estados Unidos foi intensa. A primeira saiu à frente com Yuri Gagarin, sendo o primeiro homem a chegar ao espaço.

Alguns contratempos marcaram a viagem, sendo que logo na chegada à estação espacial a Shkaplerov teve que ser acoplada de forma manual ao laboratório espacial. Já na última sexta-feira (15), enquanto os cosmonautas faziam testes na cápsula denominada de Soyuz MS-18,  os motores ativaram muito de repente, mas sem contratempos maiores.

Sobre o filme gravado no espaço

Pelo que já foi divulgado, a atriz Yulia Peresild, viverá o papel de uma médica que terá a árdua missão de operar um cosmonauta no espaço, pois a estrutura não poderá vir à Terra.

A ficção chegou próximo à realidade. Até porque a missão de ir ao espaço ocorreu de forma real e as imagens foram gravadas, de fato, em ambiente sem gravidade.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais