Para que serve a compressa de água quente? E a fria? Veja quando usar

Elas são ótimas para auxiliar em dores locais, mas deve-se sempre estar atento para a temperatura adequada em cada situação.

No dia a dia, quando uma pessoa sofre um trauma ou lesão leve, como uma batida na quina de algum móvel, logo em seguida a dor e o inchaço aparecem. Nessas situações não é incomum fazer uso de receitas caseiras para diminuir os sintomas desagradáveis.

continua depois da publicidade

Entre as opções mais práticas de se utilizar estão as compressas, que são muito simples de preparar e aplicar. Além dessa praticidade, elas costumam trazer até lembranças afetivas de quando as avós e mães sempre recorriam a esse método depois dos tombos.

Veja a seguir quando é recomendado fazer a compressa fria ou quente para aliviar alguns tipos de dores e inchaços:

continua depois da publicidade

1. Quando usar compressa fria

A compressa fria é a mais recomendada em situações de pancadas, quedas e lesões na articulação, sendo mais útil nas primeiras 48 horas depois do incidente.

Nessas situações, o que geralmente ocorre é o rompimento de vasos sanguíneos (deixando hematomas) e/ou linfáticos (o que leva ao inchaço).

Assim, a temperatura baixa na compressa leva a espasmos nessas estruturas rompidas, fazendo com que se contraiam, reduzindo o fluxo de sangue, ou linfa, e diminuindo os sintomas desagradáveis.

continua depois da publicidade

2. Quando usar compressa quente

A compressa quente funciona melhor nas situações traumáticas depois das primeiras 48 horas. Ainda é recomendada para situações infecciosas, por exemplo, nas inflamações com formação de pus.

Com essa técnica, o objetivo é aumentar o fluxo sanguíneo para que o corpo consiga recolher e limpar os líquidos acumulados ou vazados.

Também pode ser útil como relaxante muscular, auxiliando no tratamento do torcicolo e das cólicas provocadas pela tensão pré-menstrual.

continua depois da publicidade

Em todos os casos é importante tomar cuidado com a temperatura para não lesionar a pele. Também é fundamental ficar atento quanto à evolução da lesão e, surgindo qualquer dúvida ou complicação, procurar atenção especializada com médicos ou fisioterapeutas.