Conheça 7 animais pré-históricos que vivem até hoje no mundo

Hoje em dia, podemos não ter a chance de conviver com dinossauros e mamutes, mas ainda temos como olhar para o passado através de alguns animais.

A seguir você pode ver alguns animais que os dinossauros não achariam tão estranhos se encontrassem durante um passeio. Isso porque são muito parecidos com algumas criaturas que existiam quando aqueles répteis gigantes dominavam o planeta. Confira:

continua depois da publicidade

1. Tartarugas

As primeiras tartarugas não possuíam o casco unido à costela e o fóssil mais antigo que conhecemos tem 215 milhões de anos.

Então, há, aproximadamente, 110 milhões de anos teriam surgido as primeiras espécies com morfologia semelhante a das atuais tartarugas, ou seja, sem dentes e com a carapaça fundida às costelas.

continua depois da publicidade

2. Escorpião

Evidências paleontológicas indicam que animais como esses existem no planeta há, pelo menos, 400 milhões de anos. Inclusive podem ter sido os primeiros artrópodes a viver em ambiente terrestre.

3. Crocodilos

A origem dessas espécies estaria localizada há 230 milhões de anos, inclusive esse ancestral teria convivido com os dinossauros. Mas esses primeiros crocodilianos possuíam muitas diferenças em relação às linhagens modernas — que começaram a evoluir há cerca de 84 milhões de anos.

4. Baratas

Os fósseis mais antigos indicam que as primeiras baratas teriam surgido há 320 milhões de anos, mas desde essa época houve diversas adaptações, sendo as principais em relação ao tamanho (as atuais são menores), espinhos nas patas, além de mudança no padrão e número das nervuras das asas.

continua depois da publicidade

5. Ocapi

Esses mamíferos surgiram há 11.5 milhões de anos e habitam o nordeste da República Democrática do Congo.

Apesar de possuir pernas listradas com padrões que lembram uma zebra, os ocapis são parentes próximos das girafas, mas bem menores (com “apenas” 1,5 m de altura e comprimento de 2.5m).

6. Tubarão Cobra

É considerado como um dos animais mais antigos já registrados com vida, já que alguns fósseis possuem quase 80 milhões de anos.

continua depois da publicidade

7. Caranguejo Ferradura

O nome engana, porque esse bicho está mais próximo dos escorpiões e aranhas do que dos caranguejos. Mas, de qualquer forma, ele surgiu há 400 milhões de anos e mudou muito pouco.

Infelizmente, muitos dos animais aqui listados estão em risco de extinção, isso significa que eles resistiram por milhões de anos, mas não conseguiram suportar a devastação causada pelos humanos.