Confira como escolher abacaxi maduro no mercado

Aprenda a escolher a fruta na hora das compras para garantir os benefícios do alimento para o corpo.

O abacaxi é uma fruta tropical cítrica rica em nutrientes. O seu miolo, por exemplo, possui bromelina, uma enzima que auxilia na digestão, uma vez que ajuda a decompor principalmente as proteínas da carne.

continua depois da publicidade

A fruta ainda possui em sua composição nutrientes como as vitaminas A, C, B1, B2, B3, B5, B6 e B9, além dos minerais magnésio, manganês e potássio.

Com esses nutrientes, o abacaxi traz diversos benefícios ao nosso corpo, como a prevenção de doenças cardíacas e do câncer, ajuda no alívio de dores nas articulações, na perda de peso, reduz o risco de trombose, diminui as dores musculares, melhora a saúde da pele e dos cabelos, além de atuar como um anti-inflamatório.

continua depois da publicidade

Mas, para garantir todos esses benefícios, é preciso comprar abacaxi de qualidade. Para isso, confira a seguir dicas de como escolher abacaxi maduro no mercado.

1. Atenção às cores do abacaxi

Abacaxis com a casca mais amarela e dourada são os mais maduros. Se a coroa, por sua vez, estiver com um verde vivo, significa que a fruta está pronta para o consumo. Mas se a cor estiver amarronzada, é sinal de que o alimento passou do ponto.

Nesse caso, e se o abacaxi não apresentar fungos ou bolor, ele pode ser usado em sucos e sobremesas.

continua depois da publicidade

2. Verifique o cheiro do abacaxi

Se o abacaxi apresentar um cheiro doce, significa que ele está maduro. No entanto, se o alimento apresentar um odor semelhante a álcool, é sinal de que ele está estragado.

3. Cheque a textura do abacaxi

Quando a casca do abacaxi está macia, é sinal de que ele está pronto para ser consumido. Mas se estiver dura, significa que a fruta ainda está verde, e se estiver mole, é sinal de que o alimento está se deteriorando. Uma dica é tirar uma folha da coroa do abacaxi para verificar se ele está maduro.

Se conseguir tirar facilmente a folha é porque a fruta está apta para o consumo.

continua depois da publicidade