Tudo Bahia
Portal de Notícias

Inédito: VEJA 1ª imagem de buraco negro que está no centro da Via Láctea

A imagem Sagitário A*, como é conhecido o buraco negro, está localizado a uma distância de 26 mil anos-luz da Terra. Saiba mais.

Cientistas do consórcio Event Horizon Telescope (EHT), mostraram, na manhã desta quinta-feira (12), a primeira imagem de um buraco negro supermassivo no meio da Via Láctea, a galáxia onde fica o Sistema Solar e, por consequência, o planeta Terra.

O anúncio da imagem do Sagitário A*, como é conhecido o buraco negro foi em um evento internacional com a presença de cientistas do EHT e do Observatório Europeu do Sul (ESO).

Em 2019, o mesmo grupo de pesquisadores já havia revelado a primeira de imagem de um buraco negro supermassivo. Mas este estava localizado no centro da galáxia M87, que fica a uma distância de 55 milhões de anos-luz do nosso planeta.

O Sagitário A* está localizado a uma distância de 26 mil anos-luz da Terra. Ele foi estudado por anos e seu registro em imagem somente foi possível graças ao consórcio Event Horizont Telescope (Telescópio do Horizonte de Eventos), que conta atualmente com 11 radiotelescópios espalhados pela Terra e possui observatórios espaciais em oito locais do mundo.

Por que a imagem do Sagitário A* parece estar borrada?

Quem não costuma acompanhar mais de perto os assuntos que giram em torno da astronomia pode achar a imagem divulgada pelos cientistas um tanto que esquisita, já que ela apresenta características um pouco borradas.

Isso se deve ao fato de que a imagem foi resultado de milhares de captações feitas, com diferentes orientações de movimentação do buraco negro e a mudança dos pontos brilhantes.

Como os buracos negros não emitem luz, o grande desafio de conseguir uma imagem deles é captar a “silhueta” provocada pela flexão gravitacional da luz em gravidade extrema. Por isso, a única forma de ter uma imagem desses objetos espaciais é a partir do uso do espectro de micro-ondas combinado com o poder de diferentes observatórios.

O que é um buraco negro?

Em uma definição resumida, buracos negros são objetos espaciais muito densos com gravidade tão forte que nem a luz e nem a matéria conseguem escapar deles.

Algo que sempre intrigou os cientistas em relação aos buracos negros é o estudo do “horizonte de eventos” ou ponto de não retorno, que marca a região entre o espaço e o interior do grupo, uma vez quando algo entra na região, não consegue mais escapar.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais