Por que a sexta-feira 13 é considerada como o “Dia do Azar”?

A única sexta-feira de 2022 será no mês de maio. Por que será que a data é tida como “negativa”?

Se você pegar um calendário, vai perceber que a única sexta-feira 13 de 2022 ocorre neste mês de maio. A data é sempre considerada como um “dia do azar”, e é normal que muitas pessoas façam brincadeiras relacionadas a sustos, filmes de terror, bruxas e coisas afins.

continua depois da publicidade

A pergunta é: por que esse dia tem a fama de ser um dia de azar? Você já se fez esse questionamento? Sabe qual é a resposta? Então continue a leitura.

Por que a sexta-feira 13 é um dia considerado de azar?

Os seres humanos amam histórias envolvendo temáticas sobrenaturais e macabras, então não é de se estranhar que a má fama da sexta-feira 13 tenha se perpetuado por anos. Existe mais de uma explicação para que a data seja considerada sinônimo de má sorte, sabia?

continua depois da publicidade

Em termos religiosos, a sexta-feira é uma data ruim porque tem a ver com o dia em que Jesus Cristo foi perseguido e levado à execução. O número 13 tem a conotação negativa porque, antes de ser morto, Jesus Cristo se reuniu com seus 12 apóstolos, o que resultou em 13 pessoas ao redor da mesa.

Além da questão religiosa, há quem diga que o número 13 tem a ver com o rei Filipe IV, da França. Por considerar a ordem dos Cavaleiros Templários como uma organização que propagava heresias, o rei ordenou que seus membros fossem presos e torturados, o que eventualmente resultou em diversas mortes. Isso aconteceu em uma sexta-feira, no dia 13 de outubro de 1307.

E não para por aí. A mitologia dos povos nórdicos também tem crenças relacionadas à data. A história, nesse caso, envolve a ira de Loki, filho de Odin, que ficou furioso por não ser convidado para um banquete oferecido para 12 pessoas na morada dos deuses.

continua depois da publicidade

Loki fez com que Hoder, seu irmão cego, matasse justamente o deus Balder, que era o queridinho do povo. A tragédia cobriu a população de tristeza e, desde então, começou-se a espalhar a crença de que fazer um jantar para 13 pessoas era uma atitude que traria azar.

Possivelmente, há ainda mais explicações para justificar por que a sexta-feira é um dia considerado de azar, mas essas histórias são as mais populares. E você, como se comporta nessas ocasiões? Leva a vida normalmente ou toma alguns cuidados extras, por via das dúvidas?