7 alimentos que não devem ser colocados no micro-ondas; veja lista

Confira quais são os alimentos que não combinam com o eletrodoméstico.

O micro-ondas tornou-se item indispensável na cozinha. Afinal, o eletrodoméstico é uma mão na roda para as rotinas apressadas. Além de comidas que podem ser feitas diretamente no aparelho, o micro-ondas esquenta pratos prontos ou itens separados de maneira muito rápida.

continua depois da publicidade

Mas você sabia que nem todos os alimentos combinam com a máquina? Algumas comidas podem estragar, perder nutrientes, pegar fogo e até explodir dentro do eletrodoméstico.

Assim, para que você não corra o risco de passar por essas situações, listamos quais alimentos não devem ser preparados no aparelho.

continua depois da publicidade

1. Pimentas

Cuidado com as pimentas, pois elas podem liberar gases e até pegar fogo no micro-ondas. Isso vale para diferentes tipos, como malagueta, biquinho, dedo-de-moça, etc. Evite esquentá-las no aparelho, apenas use-as como tempero na hora de cozinhar ou coloque-as no prato já aquecido.

2. Molhos

Pode ser branco, vermelho ou rosê, molhos não combinam com micro-ondas. Dentro do eletrodoméstico, é possível que os molhos espirrem para todos os lados e suje bastante o aparelho.

O ideal é esquentá-los no fogão.

continua depois da publicidade

3. Ovos cozidos

Existem recipientes próprios para preparar ovos no micro-ondas. Caso não os tenha, deixe-os longe do eletrodoméstico. Isso porque, os ovos podem explodir e dar muito trabalho para limpar.

4. Uvas

Assim como o ovo, as uvas também podem explodir no micro-ondas. E ainda, a fruta corre o risco de pegar fogo.

Isso porque a uva tem grande quantidade de água e substâncias que reagem mal ao calor do aparelho.

continua depois da publicidade

5. Legumes

Legumes com casca também devem ser evitados no micro-ondas. A exemplo das cenouras, composta por minerais (ferro, selênio e magnésio) que podem se tornar explosivos no eletrodoméstico.

6. Água

Você já deve ter esquentado água no micro-ondas, é um hábito comum. Mas isso pode ser perigoso. Caso o líquido atinja o ponto de ebulição rapidamente, o recipiente pode explodir.

7. Folhas

O espinafre, por exemplo, tem grandes chances de liberar faíscas e explodir dentro do eletrodoméstico. Além disso, vegetais folhosos, como alface, rúcula e agrião, costumam murchar e perder nutrientes no micro-ondas, por isso, não é recomendado esquentá-los no aparelho.

continua depois da publicidade