Saiba como reaproveitar óleo de cozinha usado

O descarte indevido do óleo de cozinha pode gerar diversos problemas ambientais.

Depois de usado, para onde deve ir o óleo? O descarte incorreto do produto pode entupir tubulações e poluir a água. Além disso, o óleo que usamos nas frituras, quando se decompõe, libera metano na atmosfera. Esse que é um dos principais gases causadores do efeito estufa, que gera o aquecimento global.

continua depois da publicidade

E ainda, quando o óleo entra em contato com a terra, contribui para a impermeabilização do solo, logo, prejudica a absorção de água, o que pode causar enchentes, por exemplo. Por isso, pensar em formas de descarte e reaproveitamento do óleo é fundamental para a manutenção do planeta.

Nesse sentido, confira algumas formas de reciclar o óleo usado. As possibilidades são muitas: produção de sabão, resina para tintas, detergente, ração para animais, biodiesel e por aí vai. Pensando na praticidade, separamos duas receitas que usam o óleo de cozinha usado como ingrediente:

continua depois da publicidade

1. Velas

Além de um objeto de decoração, as velas são ótimas para aromatizar o ambiente. Para fazê-las, você vai precisar de:

  • Um recipiente ou jarra;
  • Óleo de cozinha usado;
  • Arame;
  • Pavio;
  • 2 gotas do óleo essencial de sua preferência.

Modo de fazer

Filtre o óleo de cozinha com auxílio de um pano, assim você retira os resíduos indesejados. Para sustentar o pavio, pegue o arame, enrole uma de suas pontas e a use como base no fundo do pote escolhido.

Com o arame no centro sustentando o pavio até o exterior do pote, despeje o óleo de cozinha, com cuidado para não ultrapassar a altura do pavio. Agora é só adicionar as gotas do óleo essencial da sua preferência e está pronta.

continua depois da publicidade

2. Sabão

Anota aí:

  • 500 g de soda cáustica;
  • 1 litro de água quente;
  • 2 litros de óleo de cozinha;
  • 500 ml de álcool;
  • 5 ml do óleo essencial de sua preferência.

Modo de preparo

Comece colocando a soda cáustica em um balde e adicione lentamente a água quente. Com o auxílio de uma colher de pau, misture com cuidado até dissolvê-la por completo. Depois, acrescente o óleo e continue misturando por mais 20 minutos. Lembre-se de usar equipamentos de proteção, como óculos, luvas, etc. para evitar acidentes.

Logo após, adicione o álcool e a essência. Mexa até obter uma pasta consistente e sua receita estará pronta. Agora, é só colocar a mistura em formas e deixar secar por 24 horas. E, está feito, já pode lavar roupas, louças e limpar a casa com seu sabão caseiro.

continua depois da publicidade