Estes 5 animais antigos ainda existem; confira lista completa

São animais dotados de características que datam de antes do surgimento do homem moderno.

Há vários animais com características antigas vivendo em nosso planeta. Características essas que datam de antes mesmo do surgimento do homem moderno. Do ponto de vista conceitual, as espécies chamadas de “pré-históricas” já foram extintas. No entanto, algumas delas passaram sua semelhante morfológica aos “fósseis vivos”, que existem até os dias atuais.

continua depois da publicidade

Apesar de a expressão “fósseis vivos” ser paradoxal, tendo em vista que os fósseis não podem ser vivos, ela é utilizada de forma informal para classificar espécies modernas com características físicas, a exemplo do formato do corpo, próximas às de antepassados que há muito tempo deixaram de existir.

Para se ter uma ideia, existem atualmente mais de 8.400 de gêneros relacionados a espécies muito antigas, conforme dados da Fossilworks Paleobiology Database, que cataloga informações sobre distribuição e classificação de animais, plantas e microorganismos fósseis.

continua depois da publicidade

A seguir, confira a lista com 5 animais antigas que ainda existem no nosso planeta

1. Crocodilo

Os crocodilos vivem nas margens dos rios das Américas, África, Ásia e Austrália. Eles surgiram há cerca de 230 milhões de anos e conviveram com os dinossauros. Os que vivem atualmente evoluíram já 84 milhões de anos, com poucas mudanças desde então.

As mais notáveis são um esqueleto mais forte e mais ágil.

continua depois da publicidade

2. Barata

As baratas são insetos que podem ser encontrados em todo o mundo, principalmente nas regiões tropicais, onde o clima é mais úmido e quente. Esses insetos existem na Terra há cerca de 300 milhões de anos, o que demonstra sua grande capacidade de adaptação ao longo do tempo.

3. Tartaruga

A primeira tartaruga de que se tem registro viveu há 215 milhões de anos, na Polônia. Ela tinha dentes e contava com um sistema auditivo simples. Mas ao contrário da atual, a sua carapaça não era unida à costela.

Durante o período Jurássico, a cerca de 195 a 136 milhões de anos atrás, a tartaruga, já sem dentes e com carapaça unida à costela, deu origem ao cágado e à tartaruga marinha. A mais antiga dessa última espécie viveu há 119 milhões e anos e era muito semelhante a que existe atualmente.

continua depois da publicidade

4. Escorpião

Os escorpiões existem na Terra há pelo menos 400 milhões de anos, conforme as evidências científicas mais antigas. Algumas pesquisas, inclusive, apontam que foram eles os primeiros artrópodes a conquistar o ambiente terrestre.

Atualmente, os escorpiões modernos podem ser encontrados em todos os continentes do planeta.

5. Tuatara

Encontrada apenas na Nova Zelândia, a tuatara é um réptil e possui características mistas de lagartos, tartarugas e aves. Ela é considerada um fóssil vivo, uma vez que se originou em nosso planeta há cerca de 200 milhões de anos, durante o período Mesozoico.

continua depois da publicidade

A sua aparência sofreu mudanças ao longo do tempo, mas ela conseguiu evoluir para garantir a sua sobrevivência na Terra.