Muay Thai: o que é, como funciona e benefícios ao se praticar a luta

Fazer uma arte marcial pode trazer diversos benefícios para a mente e para o corpo. Confira aqui algumas dessas vantagens.

Muito popular, principalmente entre os jovens, o Muay Thai é uma arte marcial de origem tailandesa, tanto que também pode ser chamada de boxe tailandês. Outro nome que explica um pouco do seu funcionamento é “arte das 8 armas”, porque utiliza os dois cotovelos, dois joelhos, duas canelas e dois punhos para desferir seus golpes.

continua depois da publicidade

Como uma arte marcial, o Muay Thai foi originalmente imaginado para ensinar o praticante a melhor forma de nocautear o adversário. Entretanto, na sociedade atual, esse passou a ser um objetivo secundário (se não inexistente) para a maioria dos adeptos, que costumam focar muito mais nos benefícios físicos e mentais desse tipo especial de exercício físico.

Por isso, separamos as principais vantagens para quem está pensando em começar, ou não quer desanimar de ir para a academia:

continua depois da publicidade

1. Melhora da postura

Como diversos chutes são idealizados para acertarem a cabeça do adversário, com o tempo, o praticante passa a desenvolver mais alongamento e coordenação motora, o que acaba por aprimorar sua postura.

2. Tonificar o corpo

Os treinos costumam ser muito intensos, o que contribui com o fortalecimento e a definição dos músculos das coxas, dos glúteos e dos braços, principalmente.

3. Disciplina

Fundamental em todo o esporte, essa habilidade é especialmente necessária para conseguir melhorar numa arte como o boxe tailandês, porque essa modalidade exige muitos movimentos complexos, com precisão e força.

continua depois da publicidade

4. Reflexos mais aguçados

Em uma luta é importante tentar antever o próximo movimento do adversário e responder a ele da maneira mais rápida possível. Como os combates são comuns nas aulas, isso irá melhorar o reflexo do praticante.

5. Alívio do estresse

Ao nos movimentarmos, aumentamos a produção de endorfina, que é um dos hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Através da intensidade da arte marcial, em algum tempo o aluno irá começar a perceber a diferença.

Não esqueça de tomar todos os cuidados ao escolher uma academia que seja responsável e tenha qualidade no corpo técnico. Também é importante, antes de iniciar qualquer atividade física, passar por uma avaliação com sua médica. Depois disso é só correr pro abraço, ou melhor, pro clinch.

continua depois da publicidade