Andar de bicicleta: veja 7 principais benefícios relacionados com a prática

Confira esta lista e, quem sabe, anime-se para começar um novo e saudável hobby.

Cada vez mais comuns dentro das cidades, seja como meio de transporte, ferramenta de trabalho ou simplesmente para manter o corpo em forma, as bicicletas parecem estar ganhando uma popularidade que há muito não se via.

continua depois da publicidade

Por isso, confira a seguir os benefícios de sair pedalando por aí:

1. Fortalecimento do sistema imunológico

Atividades físicas, como pedalar, colaboram com a prevenção de alguns tipos de câncer, como o de intestino e do cólon. Além disso, pessoas mais saudáveis costumam possuir uma melhor reação quando infectadas por alguns tipos de bactérias ou vírus.

continua depois da publicidade

2. Aumento do tônus muscular e fortalecimento das articulações

Pela própria natureza dos movimentos realizados enquanto anda-se de bicicleta, ocorre o fortalecimento dos músculos da perna, colaborando para definição das coxas e da panturrilha.

Para melhorar, a atividade ajuda a robustecer as articulações do quadril, joelhos e tornozelo, o que é muito importante, principalmente com o avanço da idade média da população brasileira.

3. Recuperação de lesões ósseas e artrite

Pedalar possui baixo impacto, então é o exercício ideal para prevenir osteoartrite e fortalecer as articulações e os ossos.

continua depois da publicidade

4. Atividade de baixo custo

Apesar de existirem modelos de bicicletas que custam quase o equivalente a um carro, há diversos modelos populares e todo um mercado de bikes usadas que ajudam quem não pode gastar muito.

Outro fator que colabora com o preço baixo é a durabilidade das peças e a possibilidade de reparos sem que você sinta o peso no bolso.

5. Ajuda na coordenação motora

Por envolver todo o corpo, andar de bicicleta ajuda a melhorar a capacidade do organismo em realizar movimentos, melhorando, inclusive, alguns reflexos.

continua depois da publicidade

6. Fortalece a capacidade pulmonar

Quando você estiver pedalando, seu corpo vai precisar de mais oxigênio e, por consequência, vai exercitar todo o aparelho respiratório. Dessa forma, com o tempo, o atleta vai ganhando mais fôlego para subir ladeiras e pedalar longas distâncias.

7. Faz bem à saúde do coração

Rodar de bike pela cidade faz com que suas veias e artérias tenham mais trabalho, porque o processo de relaxamento e contração se incrementa para levar oxigênio para o corpo durante a atividade, colaborando com a diminuição da pressão arterial.

Além desses benefícios, vale a pena pensar na bike como um evento de família. Como existem diversos tamanhos de bicicletas e lugares seguros para andar (como parques ou praças), pedalar pode ser uma ótima desculpa para ganhar mais tempo com seus filhos.

continua depois da publicidade