“Varas de Deus”: conheça superarma que havia sido projetada pelos EUA

Já imaginou se a destruição de uma cidade pudesse vir diretamente do espaço? Não? Os Estados Unidos já pensaram e até pesquisaram certinho como fazê-lo.

Nos anos de 1950, um escritor de ficção científica estadunidense, chamado Jerry Pournelle, imaginou uma arma que ficaria orbitando a Terra para, quando fosse acionada, atingir o alvo de maneira rápida, imparável e com uma destruição comparável à de uma bomba atômica.

continua depois da publicidade

Isso tudo com a vantagem de não criar nenhuma contaminação radioativa, química ou biológica. Por todas essas características incríveis, ele chamou esse sistema de “Thor”, em homenagem ao deus dos trovões e raios na mitologia nórdica.

Muito tempo depois, já no início dos anos 2000, o centro de investigação militar RAND decidiu que poderia ser viável levar essa ideia adiante e, inclusive, batizou a pesquisa de “Projeto Thor”.

continua depois da publicidade

Como seria a arma

A ideia era criar uma espécie de “vara de Deus”: um pequeno objeto sólido, comprido, estreito e composto por algum material muito denso. Isso poderia ser feito a partir de uma vara de tungstênio com apenas um metro de comprimento e 100 quilos de peso.

A intenção dessa construção seria ter um projétil grande o suficiente para atravessar a atmosfera sem ser destruído e pequeno o suficiente para não causar uma extinção massiva.

Como funcionaria

A “vara de Deus” causaria danos pela energia cinética, porque com esse peso e sendo lançada do espaço ela iria atingir o alvo a uma velocidade altíssima. Devido a isso, juntamente com seu formato, seria a arma ideal para destruir bunkers, podendo ser usada em qualquer lugar do planeta.

continua depois da publicidade

Mas, pelo menos por enquanto, pode ficar tranquilo. Os custos para levar as varas até o espaço, junto com o valor dos equipamentos de lançamento e controle, tornaram o projeto inviável. Então, por enquanto, somente os Vingadores têm um Thor em funcionamento.