Existem 16 tipos de personalidade no mundo; veja em qual você se enquadra

Cada tipo de personalidade é composto por uma combinação de quatro letras que representam categorias. Entenda.

Uma ótima forma de aumentar seu autoconhecimento é descobrindo qual é o seu tipo de personalidade. Hoje em dia, existem tipos de metodologias que dizem quais são os tipos de personalidade. Uma delas é o Indicador Myers Briggs dos Tipos de Personalidade (MBTI, do inglês Myers-Briggs Type Indicator).

continua depois da publicidade

De acordo o MBTI, cada tipo de personalidade é composto por uma combinação de quatro letras que representam as seguintes categorias:

  • Introvertido (I) x Extrovertido (E): como o indivíduo gasta energia;
  • Sensorial (S) x Intuitivo (N): como o indivíduo recebe informações;
  • Pensador (T) x Sentimental (F): como o indivíduo toma decisões;
  • Julgador (J) x Perceptivo (P): como o indivíduo vê o mundo.

A seguir, confira quais são os 16 tipos de personalidade e em qual categoria você se encaixa.

continua depois da publicidade

1. ISTJ – Introvertido, Sensorial, Pensador, Julgador

Quem tem o tipo de personalidade ISTJ, geralmente, é prática e responsável. Essas pessoas tomar decisões lógicas e realizam tarefas de forma estruturada e organizada.

Elas costumam desfrutar de um espaço limpo e organizado. Valorizam muito as tradições, a lealdade, a rotina e a ordem, o que pode fazer com que elas sejam inflexíveis em tempos de mudança.

2. ISFJ – Introvertido, Sensorial, Sentimental, Julgador

Os ISFJs são conhecidos por serem convencionais e tradicionais. Eles respeitam e se esforçam para manter as estruturas estabelecidas, além de criar e manter ambientes ordenados. OS ISFJs trabalhadores responsáveis e metódicos, e não ficam satisfeitos até que a tarefa seja concluída.

continua depois da publicidade

3. INFJ – Introvertido, Intuitivo, Sentimental, Julgador

O tipo mais raro de personalidade, o INFJ é bastante perspicaz sobre as necessidades, motivações e preocupações das pessoas. Além disso, costumam encontrar valor nos relacionamentos interpessoais.

Apesar de serem artísticos, criativos e complexos, eles são profundamente carinhosos e gentis.

4. Introvertido, Intuitivo, Pensador, Julgador

Os INTJs são guiados pela razão e pela lógica, e estão sempre em busca de obter e usar conhecimento. Costumam ser muito seguros, que tentam reformar e melhorar o mundo ao seu redor.

continua depois da publicidade

Apesar de autoconfiantes, podem se sentir desconfortáveis em um grande grupo de pessoas ou entre as que não conhecem bem.

5. ISTP – Introvertido, Sensorial, Pensador, Perceptivo

O ISTP é quieto e observador. Diante de um problema, costuma ser tolerante, flexível e rápido para encontrar uma solução.

É conhecido por organizado e prático, valorizando dados, lógica e fatos para entender as questões.

continua depois da publicidade

6. ISFP – Introvertido, Sensorial, Sentimental, Perceptivo

Quem é do ISFP é conhecido por amigável e silencioso. É caracterizado por gostar de observar e absorver o ambiente ao redor. Valoriza a lealdade e o comprometimento em relacionamentos pessoais.

A harmonia é um ponto importante para o ISFP, que tenta sempre evitar confrontos, mantendo suas opiniões sobre si mesmo.

7. INFP – Introvertido, Intuitivo, Sentimental e Perceptivo

O INFP é bastante curioso, inquisitivo e inovador. Geralmente é otimista em sua visão de mundo. É criativo, tem facilidade para encontrar conexões em padrões ocultos e gosta de pensamentos abstratos.

8. INTP – Introvertido, Intuitivo, Pensador, Perceptivo

Indivíduos com essa personalidade geralmente são quietos e contidos. Gostam de ideias abstratas e pensamentos profundos sobre teorias, além da interação com outros.

Os INTPs são conhecidos por serem criativos, inteligentes, atenciosos e procuram respostas lógicas para as perguntas que surgem ao seu redor.

9. ESTP – Extrovertido, Sensorial, Pensador, Perceptivo

O ESTP é comumente chamado de “empreendedor”. Os indivíduos que tem essa personalidade são enérgicos, pragmáticos e flexíveis. São ávidos por resultados rápidos, fazendo com que corram riscos para encontrar as melhores soluções.

Apresentam um estilo de vida acelerado, vivendo o momento presente e passando bastante parte do tempo próximo a grupos de pessoas.

10. ESFP – Extrovertido, Sensorial, Sentimental, Perceptivo

Pessoas da personalidade ESFP são vistas como “artistas”. São pessoas extrovertidas, generosas e amigáveis. Gostam de ficar próximos de outras pessoas, espalhando entusiasmo e alegria por onde passam.

São ainda pessoas enérgicas e flexíveis.

11. ENFP – Extrovertido, Intuitivo, Sentimental, Perceptivo

São pessoas inovadoras, inspiradoras e que não têm medo de se arriscar. Além disso, são perceptivas, entusiasmadas e têm facilidade para compreender como as pessoas e grupos funcionam, tornando-se líderes naturais.

12. ENTP – Extrovertido, Intuitivo, Pensador, Perceptivo

Os ENTPs têm forte pensamento empreendedor. Eles costumam ter dificuldade para cumprir prazo e não gostam de trabalhar dentro de hierarquias, pois isso pode limitar seus talentos inovadores.

Dão preferência em focar em uma grande ideia e resistem a tarefas rotineiras e repetitivas.

13. ESTJ – Extrovertido, Sensorial, Pensador, Julgador

Os ESTJs respeitam a honestidade e a dedicação. São tomadores de decisão práticos, buscando maneiras de obter resultados de modo rápido e eficaz. Conhecidos por serem organizados, lógicos e competentes tanto na criação quanto na implementação de projetos.

São se esquivam de planos ou decisões difíceis.

14. Extrovertido, Sensorial, Sentimental, Julgador

São indivíduos sérios e práticos, comprometidos com suas responsabilidades e sensíveis às necessidades dos outros. Dão valor a lealdade, a tradição e seguem um código moral estrito.

Esses indivíduos se esforçam para alcançar a harmonia e são generosas com seu tempo, esforços e emoções. Estão sempre ansiosos em agradar o outro.

15. ENFJ – Extrovertido, Intuitivo, Sentimental, Julgador

Os ENFJs costumam ser líderes carismáticos e empáticos. Eles são altamente intuitivos quando o assunto são as emoções, necessidades e motivações dos outros.

Frequentemente, são leais e responsáveis.

16. ENTJ – Extrovertido, Intuitivo, Pensador, Julgador

Pessoas com a personalidade ENTJ são comumente chamadas de “comandante”. São líderes naturais, carismáticos, confiantes, costumam ser honestos, racionais e têm facilidade para tomar decisões. São conhecidos ainda por serem eficazes para reunir um grupo em torno de um objetivo comum.

Agora que você já sabe quais são os 16 tipos de personalidade e suas características, conseguiu analisar em qual deles você se encaixa?