Caseiro e gostoso: saiba como criar seu próprio leite condensado

Suas receitas podem ficar ainda mais caseiras, sem perder a doçura.

O leite condensado, por incrível que pareça, não foi inventado especialmente para ser ingrediente de doces, mas sim para garantir uma maior vida útil para o leite em si, que estragava com muita facilidade.

continua depois da publicidade

Em 1853, pela primeira vez, nos Estados Unidos, industrializou-se uma maneira de diminuir o volume e fazer o leite durar mais. Isso foi especialmente importante porque o processo de pasteurização somente seria inventado vários anos depois e os refrigeradores ainda eram raros e pouco confiáveis.

Durante os anos que se seguiram, o leite condensado foi muito importante na Guerra Civil dos Estados Unidos (1861-1865) porque era uma ótima fonte de energia para os soldados. Depois, não demorou muito para chegar aos mercados, inclusive nos brasileiros, porque há documentação que demonstra sua comercialização no Rio de Janeiro já em 1871.

continua depois da publicidade

Por aqui, caiu no gosto das confeiteiras e se tornou um ingrediente praticamente presente em todas as cozinhas brasileiras e uma verdadeira paixão nacional.

Apesar de toda essa popularidade, nos últimos meses, com o aumento da inflação, os preços da iguaria estão tornando cada vez mais difícil sua aquisição por diversas famílias.

Para ajudar a economizar, mas sem abrir mão do sabor, separamos uma receita para você poder criar seu próprio leite condensado, caseiro e gostoso:

continua depois da publicidade

Equipamento necessário

  • Medidores de cozinha;
    Pote para armazenar;
    Liquidificador.

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de leite em pó;
  • 1 xícara (chá) de açúcar cristal;
  • ½ xícara (chá) de água fervendo.

Modo de preparo

  • Junte todos os ingredientes no liquidificador;
  • Bata até engrossar bem (aproximadamente, dois minutos);
  • Em seguida, passe para o pote e leve à geladeira para melhorar a consistência.

Como deu para perceber, esse preparo é simples e rende cerca de 340 g de leite condensado para suas receitas de bolos, brigadeiros, pudins e o que mais a sua imaginação conseguir criar. Bom apetite.