3 dicas úteis para economizar água no dia a dia

Precisa gastar menos? Então coloque em prática os nossos truques de economia doméstica.

Economizar água é uma medida importante pelo aspecto financeiro, afinal esse é um serviço caro, e também ambiental, pois o acesso à água potável compromete recursos naturais em todo o mundo.

continua depois da publicidade

Se você entende a importância de fazer esse tipo de economia, mas ainda não sabe ao certo como pode reduzir o seu consumo de água, confira as dicas a seguir e, claro, coloque-as em prática o quanto antes:

Reaproveitar é economizar

A água que você usa para lavar roupas, seja na máquina ou no tanque, pode ser utilizada para outros fins, sabia? Nesse sentido, recomendamos que você use a água do enxágue e do molho das roupas para fins como lavar calçadas, sapatos, panos de chão e até mesmo para dar descarga no banheiro.

continua depois da publicidade

É muito mais econômico usar a água do balde na hora de limpar pisos, por exemplo, do que ligar a mangueira e deixar a água fluir por longos períodos.

Tome banho de forma mais inteligente

Na hora do banho, é possível economizar água de algumas maneiras. A primeira delas é realmente tomar banhos mais curtos e a segunda é fechar a torneira em momentos específicos, como na hora de ensaboar o corpo ou os cabelos.

Deixe a torneira bem fechada

É comum que algumas pessoas deixem a torneira aberta enquanto lava a louça ou escovam os dentes, por exemplo, mas essa atitude colabora com o desperdício de água potável.

continua depois da publicidade

O ideal é manter a torneira fechada sempre que possível e cuidar com vazamentos, pois aquele pingo de água constante pode parecer inocente, mas, com o passar do tempo, faz com que você desperdice uma boa quantidade de água.

Viu só? Economizar água não é tão difícil assim. Sempre que possível, reveja a forma como você e sua família consomem água em casa e busque meios de reaproveitar esse bem tão raro.

Na hora de lavar a salada para o almoço, por exemplo, faça isso em cima de uma bacia e reaproveite a água para regar suas plantinhas. Cada economia é uma vitória.

continua depois da publicidade