Como remover a ferrugem de forma simples? Conheça 4 truques caseiros

São truques simples que removem a ferrugem dos objetos de forma rápida.

Com o passar do tempo, é bastante comum alguns objetos de metal começarem a acumular ferrugem sobre sua superfície. O uso contínuo, a exposição à umidade e – também – a falta de cuidados no manejo desses objetos, fazem com que eles se deteriorem com o tempo.

continua depois da publicidade

Sabendo disso, nós preparamos 4 truques para você remover a ferrugem de forma simples. E o melhor de tudo, com ingredientes que você já tem em casa. Confira a seguir.

1. Use bicarbonato de sódio

Um primeiro truque é usar o bicarbonato de sódio. As propriedades antimicrobianas e abrasivas desse ingrediente ajudam a remover o excesso de óxido enquanto recuperam o estado normal da peça de metal enferrujada.

continua depois da publicidade

Para usar o bicarbonato de sódio, basta umedecê-lo com água e aplicá-lo sobre o objeto enferrujado. Em seguida, esfregue o objeto com uma escova de dentes ou com uma esponja. Uma dica é escolher uma esponja que não seja capaz de arranhar a peça de metal.

2. Deixe de molho no vinagre de maçã

Para usar vinagre de maçã como uma forma de remover a ferrugem, basta despejá-lo em um recipiente até cobrir totalmente o objeto que deseja limpar. Deixe – o de molho a noite toda.

No dia seguinte, esfregue o objeto com uma escova de dentes ou esponja abrasiva. Caso a ferrugem não saia de imediato, basta deixar o objeto de molho no vinagre de maçã por mais algumas noites.

continua depois da publicidade

3. Use a mistura de limão e sal

Outro truque é utilizar o limão. Ele é uma ótima opção para remover as manchas de ferrugem que aderem à roupa, às portas e a outros tipos de superfícies.

Para usar o limão, primeiro coloque um pouco de sal sobre a área enferrujada e, em seguida, esfregue sobre ela uma boa quantidade de suco de limão. Nos casos de roupa, basta mergulhá-la em uma bacia com bastante água e rodelas de limão fresco.

4. Esfregue papel-alumínio

Para remover a ferrugem com o papel-alumínio, basta cortá-lo em vários pedaços, mais ou menos de três centímetros, e mergulhá-los em água.

continua depois da publicidade

Após isso, é só esfregar os pedaços sobre o objeto enferrujado. Troque os pedaços quando necessário. Com isso, a ferrugem irá reduzir e o objeto irá recuperar o seu brilho.