Mercúrio: veja 12 curiosidades sobre o menor planeta do Sistema Solar

Confira aqui alguns fatos interessantes que podem te surpreender.

Observar os céus sempre trouxe inúmeras inquietações e curiosidades para a humanidade. Prova disso são os inúmeros observatórios, com milhares de anos, que estão espalhados pelo mundo, demonstrando ser quase universal o nosso interesse pelo espaço.

continua depois da publicidade

Dentre os corpos celestes mais próximos está Mercúrio, o planeta mais perto do Sol e que passou a ser o menor do Sistema Solar depois que Plutão foi classificado apenas como um planeta-anão. Confira a seguir algumas curiosidades sobre esse nosso vizinho espacial:

  1. Não possui luar: Mercúrio não possui nenhuma Lua. Entre os oito planetas, somente ele e Vênus possuem essa característica.
  2. Antigo conhecido: não sabemos exatamente quando o descobrimos, mas a primeira menção documental data de, aproximadamente, 3 mil anos e foi feita pelos sumérios.
  3. Origem do nome: devido à sua velocidade de órbita, os romanos deram para ele o nome do seu deus mensageiro.
  4. Longos dias: um ciclo de dia e noite completo em Mercúrio gasta quase 176 dias humanos.
  5. Anos curtos: uma volta completa em torno do astro-rei demora apenas 88 dias terrestres.
  6. Também parece um cometa: Mercúrio, assim como os cometas, possui uma cauda atrás dele. Para sermos mais precisos, essa formação é composta de átomos de sódio arrancados da superfície pela pressão da radiação solar.
  7. Temperaturas extremas: durante o dia, pode-se alcançar 430 ºC, já as noites podem chegar a -180 ºC.
  8. Pouco visitado: apenas duas missões espaciais montadas pela humanidade chegaram ao menor planeta de nosso Sistema Solar.
  9. Sol incrível: caso pudéssemos ver o Sol nos céus desse planetinha, a estrela teria o triplo do tamanho que vemos na Terra.
  10. Um pouco semelhante à Terra: Mercúrio, assim como nossa casa espacial, é um planeta rochoso, tendo uma superfície sólida e crivada.

Com tantas coisas interessantes, seria muito legal se a NASA decidisse mandar outra missão para lá. Com as novas tecnologias, poderíamos ter imagens incríveis, não é mesmo?

continua depois da publicidade