7 benefícios do óleo de coco para pele e cabelos; Confira

Não é à toa que o óleo de coco é o queridinho de quem quer manter a pele e cabelos sempre saudáveis. Conheça alguns dos benefícios do produto.

O óleo de coco possui em sua composição vários compostos bioativos com propriedades antioxidantes, que trazem diversos benefícios para a saúde do nosso corpo. Mas não somente: por ser muito versátil, o óleo de coco oferece também benefícios para a pele e o cabelo, sendo o queridinho de quem quer manter a pele e as madeixas sempre saudáveis.

continua depois da publicidade

Ficou curioso em saber quais são esses benefícios? Então confira abaixo alguns deles e aproveite para começar a usar o óleo de coco em sua rotina de cuidados com a pele e os cabelos.

1. Hidrata o corpo

Por ter um peso molecular baixo, o óleo de coco é capaz de penetrar os poros de forma mais profunda do que os hidratantes convencionais, deixando a pele mais macia e uniforme.

continua depois da publicidade

2. Remove a maquiagem

O óleo de coco é uma ótima opção para remover qualquer tipo de maquiagem, inclusive, as que são à prova d’água. Ao contrário dos demaquilantes convencionais, ele não agride nem resseca a pele.

Além disso, ele é rico em antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce da pele.

3. Hidrata o cabelo cacheado e crespo

O cabelo cacheado e crespo é naturalmente seco, e o óleo de coco é um dos nutrientes vegetais que são capazes de devolver a nutrição que os fios precisam.

continua depois da publicidade

Isso porque, o óleo de coco é rico em vitaminas A, D, E e K e ainda em ácidos graxos, que conseguem penetrar profundamente na cutícula do fio. A dica é usar o óleo de coco na umectação ou apenas na finalização dos fios após a lavagem.

4. Ajuda a tirar o frizz do cabelo

Como o óleo de coco é um ótimo hidratante para o cabelo, ele também é capaz de disfarçar o frizz e fazer com que aquele fiozinho arrepiado cresça mais forte e mais alinhado ao restante do cabelo.

5. Auxilia no combate às espinhas

O óleo de coco é rico em propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Porém, por ser considerado um óleo, há quem fique receoso de utilizá-lo nas espinhas e piorá-las. No entanto, ele é ótimo para combater as espinhas, justamente por ação bactericida.

continua depois da publicidade

O ideal neste caso seria procurar um dermatologista para te orientar se esta seria uma boa opção para você.

6. Alivia as queimaduras

Por ser rico em antioxidantes, o óleo de coco é uma excelente opção para aliviar qualquer tipo de queimadura, principalmente as causadas pelo Sol.

Ele ainda é ótimo para ser utilizado como uma loção pós-sol, pois evita descamações e mantém o bronzeado da pele por mais tempo.

continua depois da publicidade

7. Proporciona movimento às pontas do cabelo

Quando o cabelo está áspero ao toque, opaco, com as pontas retas e sem movimento, um grande aliado para mudar esse quadro, é o óleo de coco, pois ele traz mais balanço às madeixas.

Para isso, uma dica é fazer a técnica da umectação, que é dormir com o produto no cabelo seco ou então ficar, no mínimo, duas horas com óleo de coco agindo nos fios.

Após removê-lo, os fios ficam muitos mais sedosos, macios, com mais movimento e, ainda, com as pontas do cabelo seladas e hidratadas.