8 cuidados que toda pessoa de cabelo cacheado precisa ter

Com os cuidados certos, é possível ter cabelos cacheados saudáveis, bonitos e definidos. Confira alguns desses cuidados.

Para deixar os cabelos cacheados mais lindos do que já são e valorizar toda a sua beleza, a dica é apostar em cuidados diários. Isso porque, quando bem tratados, os cachos ganham definição e volume, permitindo fazer vários penteados diferentes ou deixá-los mais livres e soltos.

continua depois da publicidade

Os cuidados diários com esse tipo de cabelo são importantes também em virtude da característica dos seus fios. Os cabelos cacheados possuem uma forma irregular e, por esse motivo, a oleosidade natural produzida na raiz não consegue passar pelo comprimento dos fios e chegar até as pontas.

Por isso, um desafio de toda pessoa cacheada é lidar com um cabelo mais seco, poroso, frágil e que pode ficar sem definição e com os temidos frizz. Sabendo disso, e para te ajudar a enfrentar esse desafio, nós listamos 8 cuidados que toda pessoa de cabelo cacheado precisa ter. Confira.

continua depois da publicidade

1. Faça cronograma capilar

O cronograma capilar é uma rotina de cuidados especiais com o objetivo de hidratar, nutrir e reconstruir os fios.

Os procedimentos são feitos de forma intercalada, seguindo uma agenda em que cada dia é utilizado um tipo de produto. Com o cronograma capilar, os cabelos cacheados ficam mais saudáveis, fortes e macios.

2. Faça umectação

A umectação é uma técnica que tem o objetivo de nutrir e fortalecer os fios através da aplicação de óleos vegetais. Ela pode ser incluída no cronograma capilar ou pode ser feita de 15 em 15 dias.

continua depois da publicidade

3. Use fronha ou touca de cetim para dormir

Uma dica para deixar os fios dos cabelos cacheados mais alinhados no day after é usar uma fronha ou touca de cetim no travesseiro. Esse cuidado evita o ressecamento das madeixas e o cabelo acorda pronto no dia seguinte.

4. Use tecido de algodão para secar os fios

Para evitar a quebra dos fios e os temidos frizz, um dos cuidados que toda pessoa de cabelo cacheado precisa ter é saber secar suas madeixas.

A forma correta de se fazer isso é utilizar um tecido 100% algodão. Jamais utilize uma toalha de banho, já que ela resseca os fios e deixa os cabelos com muito frizz.

continua depois da publicidade

E atenção: não esfregue o tecido nos cabelos, e sim, seque suavemente, tirando o excesso de água.

5. Penteie os cabelos ainda molhados

Outro cuidado que a cacheada precisa ter é evitar pentear o cabelo quando ele já está seco. A dica é pentear os fios ainda molhados e utilizar um pente ou escova específica para isso, com dentes mais largos e espaçados. Dessa forma, os fios não se danificam e não quebram.

6. Não lave o cabelo cacheado em excesso

O cabelo cacheado não pode ser lavado em excesso. Isso se deve a característica dos fios: são secos no comprimento e nas pontas. Então, o uso excessivo de shampoo pode causar o ressecamento do cabelo, deixando os fios opacos, sem vida e sem definição.

continua depois da publicidade

7. Use silicone ou óleo capilar nos fios

Como os cabelos cacheados são naturalmente mais ressecados em seu comprimento e nas pontas, uma boa dica é usar óleo capilar nas madeixas. Esse produto trará mais nutrição, controle de frizz e brilho aos fios, além de auxiliar na definição dos cachos.

Já o silicone, ajudará a combater os fios arrepiados, a opacidade das madeixas e ainda ajudará a proteger os fios de agressões externas, já que algumas versões do produto contêm filtro UV e proteção térmica.

8. Alimentação saudável

Claro que a alimentação saudável não poderia deixar de ser um dos cuidados que toda pessoa de cabelo cacheado precisa ter.

Isso porque, a hidratação dos fios também vem de dentro do nosso corpo, a partir do que consumimos e a quantidade de água que bebemos. Por isso, é sempre bom escolher os alimentos certos, fazendo uma combinação com proteínas, verduras, legumes e frutas, além, é claro, de beber muita água.