Horta em casa: veja 5 truques infalíveis para cuidar das plantas

São truques simples que vão te ajudar a manter suas plantas sempre saudáveis.

Ter uma horta em casa é ideal para quem gosta sempre de consumir vegetais fresquinhos e livres de agrotóxicos, ou mesmo para quem na hora de cozinhar gosta de dar aquele toque pessoal nas receitas a partir da combinação de ervas e temperos.

continua depois da publicidade

Apesar das vantagens de ter uma horta em casa, nem sempre é fácil cultivar as plantar e mantê-las sempre saudáveis. Sabendo disso, nós selecionamos 5 truques infalíveis que vão te ajudar a cuidar melhor das plantas de sua horta.

1. Regue a horta sempre à noite

Um truque para deixar a sua horta com plantas sempre saudáveis, é regá-la. Mas sempre à noite, principalmente quando as temperaturas estão altas.

continua depois da publicidade

No verão, por exemplo, quando os dias são mais quentes, a dica é regar a horta uma vez por dia e dar o acabamento com a casca para evitar que a água evapore muito rápido.

2. Cultive a horta à meia sombra

Outro truque é cultivar sua horta à meia sombra, ou seja, em lugares onde o sol bata somente em alguns momentos do dia.

3. Regue a horta até a água sair pelos furinhos do vaso

É importante regar a sua horta até a água começar a sair pelos furinhos da parte de baixo do vaso ou da lata. O truque é para evitar que a horta fique encharcada e, por consequência, as raízes das plantas apodreçam.

continua depois da publicidade

Se sua horta estiver murcha, a dica é regá-la imediatamente. Vale notar que folhas amarelas são sinais de excesso de água.

4. Dê preferência a retirar as folhas grandes

Como as folhas menores ainda estão crescendo, o truque é dar preferência a retirar as folhas grandes das plantas na hora de consumi-las.

5. Adube a horta

Um último truque infalível para você cuidar da sua horta em casa é adubar as plantas. O recomendado é fazer esse procedimento uma vez por mês.

continua depois da publicidade