5 segredos ocultos que a linguagem corporal pode trazer à tona

Confira aqui como entender aquilo que não está sendo dito.

Em nosso dia a dia interagimos com diversas pessoas e sempre tentamos manter as melhores relações (seja profissionalmente, ou em âmbito pessoal) e, sem dúvida, para atingirmos esse objetivo, é muito importante conseguirmos compreender o que está sendo dito por aqueles que nos cercam.

continua depois da publicidade

Sabendo disso — e considerando que um gesto pode dizer mais que mil palavras — o Tudo Bahia separou os cinco segredos ocultos que a linguagem corporal pode trazer à tona. Confira a seguir a lista:

1. Movimento dos olhos

Caso a pessoa com quem você está conversando esteja com um olhar sem foco, ou mesmo esteja olhando para cima e para direita, isso pode indicar confusão. O motivo pode variar, mas é comum isso indicar que sua fala não está muito clara e o interlocutor está buscando criar uma imagem mental.

continua depois da publicidade

2. Lábios tensos

Comprimir os lábios, geralmente, é um sinal negativo que demonstra uma pessoa em busca de esconder o que pensa. Pode ser simplesmente para não chatear você, ou porque a conversa chegou a um ponto muito delicado.

3. Respiração

Uma respiração superficial e rápida pode indicar estresse, medo ou ansiedade. Por outro lado, uma pessoa que respira lenta e profundamente durante uma conversa, em geral, está tranquila e confiante.

4. Mãos e braços

Quando seu colega está tranquilo com a discussão, ele tende a deixar as mãos soltas e os braços mais relaxados, mesmo que esteja gesticulando. Ao contrário, se as mãos estiverem grudadas ao corpo ou para trás, pode ser um sinal de desconforto ou pouca confiança.

continua depois da publicidade

5. Boca

Quando alguém está mentindo, é possível que exista a tendência de esse indivíduo tapar a boca. Isso pode ser feito de maneiras sutis, como toques constantes no queixo ou ficar passando a mão no lábio.

Caso alguns dos sinais descritos estejam lhe deixando desconfortável, a melhor escolha é uma conversa franca para tentar aparar as arestas do relacionamento.