Como manter as mãos sempre jovens? Saiba o que fazer

Veja como cuidar das suas mãos para que elas fiquem saudáveis e com viço.

Cuidar da pele é fundamental para quem se preocupa com a aparência que podemos ganhar conforme o tempo passa. As mãos são uma região do corpo que costumam não fazer parte das rotinas de skincare, por exemplo, mas que merecem atenção e cuidados específicos para que continuem bonitas e com aspecto saudável.

continua depois da publicidade

Pensando em como facilitar seus cuidados com as mãos, separamos algumas dicas valiosas e que podem ser colocadas em prática hoje mesmo. Confira:

Hidratação

Existem cremes hidratantes específicos para as mãos e para cada tipo de pele (e de bolso), então é importante que você não se esqueça de hidratar as mãos pelo menos duas vezes ao dia. Lembre-se de que a pele ressecada sempre terá uma aparência de mais envelhecida.

continua depois da publicidade

Protetor solar

O fotoenvelhecimento é o tipo mais comum de envelhecimento da pele, e os responsáveis pelo fenômeno são os raios solares. Por isso, é imprescindível o uso diário de algum tipo de produto que ofereça proteção contra os raios UV.

A exposição diária ao Sol pode provocar manchas, queimaduras e, inclusive, desidratação da pele.

Atente-se aos produtos de higiene

Evite usar sabonetes para peles oleosas quando for lavar as mãos, pois o produto ajuda a remover a oleosidade natural da pele, ressecando a região e até mesmo causando alguns tipos de irritações. Prefira sempre os sabonetes hidratantes.

continua depois da publicidade

Use luvas para fazer trabalhos domésticos

Na hora da faxina, da lavagem de louça ou quando for cuidar da horta e do jardim, use luvas de proteção. Elas são importantes para evitar que as mãos entrem em contato com as substâncias químicas presentes nos produtos de limpeza e também para proteger a pele de cortes e arranhões.

Se você tiver alguma queixa específica em relação ao aspecto da pele das suas mãos, evite ao máximo usar receitas “milagrosas” da internet e, em vez disso, marque uma consulta com um especialista em dermatologia.