Afinal de contas, qual é o nível de inteligência dos cachorros?

Confira aqui o quanto seu melhor amigo é capaz de compreender o que está acontecendo à sua volta.

Quando a humanidade domesticou o cachorro, além de amizade e fofura, nossos antepassados acharam que esses animais poderiam ser muito úteis. Isso se deveu ao fato de os cachorros conseguirem entender nossas necessidades e acabarem se tornando ajudantes em diversas atividades.

continua depois da publicidade

Com o passar do tempo, fomos selecionando raças com diversas características e, inclusive, os cachorros sem raça definida (os famosos vira-latas) começaram a se multiplicar também.

Justamente por isso não é possível dar um parâmetro geral para qual seria a inteligência dos cães — outro complicador é a variação que existe de indivíduo para indivíduo, até mesmo dentro da mesma raça

continua depois da publicidade

Por esses motivos, a seguir, o Tudo Bahia traz uma média de qual seria o nível de inteligência dos cachorros que, como esperado, pode variar de acordo com a genética e com os estímulos recebidos pelo pet ao longo de sua vida.

Como os cachorros usam o cérebro

  • Estima-se que a inteligência canina seja equivalente àquela de uma criança de dois anos de idade;
  • Seu amigo de quatro patas pode entender até 250 palavras e, inclusive, alguns numerais;
  • A comunicação dos canídeos é complexa. Eles são capazes de indicar diversos desejos e vontades através de latidos, olhares ou posição corporal;
  • Sua capacidade de perceber o mundo através dos cheiros é incrível, já que têm até 220 milhões de células olfativas;
  • Ter uma boa memória também é uma das habilidades que indicam como os cães são inteligentes. Eles podem aprender diversos comandos, lembrar de muitas pessoas, caminhos nomes e imagens;
  • A organização social que esses animais apresentam (compreendendo hierarquia e diferentes atribuições) também depõe a favor de sua capacidade intelectual.

E nunca se esqueça: para conseguir aproveitar ao máximo todo esse talento que sua família tem em casa, é importante ter acompanhamento profissional de uma médica veterinária.