“Super-Terras”: NASA descobre dois planetas similares e próximos à Terra

A descoberta desses dois planetas animou a comunidade científica que procura por vida alienígena fora do nosso Sistema Solar. Saiba mais.

A Agência Espacial Americana (NASA) identificou, recentemente, com a ajuda de um telescópio, dois planetas rochosos orbitando uma mesma estrela. Ambos os planetas estão a apenas 33 anos-luz de distância da Terra, o que significa dizer que eles estão próximos do nosso planeta.

Os planetas identificados orbitam uma estrela anã vermelha e receberam o nome de HD 260655 b e HD 260655 c. E, por serem terrestres como o nosso planeta, eles são chamados de “super-terras”.

Segundo os astrônomos, ambos os planetas são maiores que a Terra. O planeta “b” é 1,2 vezes maior que o nosso planeta e possui temperatura estimada de 435 °C. Já o planeta “c” é 1,5 vezes maior e tem uma temperatura que pode chegar aos 284 °C.

Vida fora do nosso Sistema Solar?

A descoberta desses dois planetas animou a comunidade científica que procura por vida alienígena fora do nosso Sistema Solar. No entanto, ambos os planetas são, na verdade, os primeiros passos de investigação sobre vida fora da Terra, já que, segundo a NASA, é certo que sejam inabitáveis.

Mas os astrônomos não descartam a possibilidade de as estrelas, as quais os planetas identificados orbitam, possuírem outros exoplanetas localizados no que os cientistas chamam de “zona habitável”. Ou seja, aquela em que não está tão perto de seu sol e nem está tão longe dele.

A comunidade científica declarou que a descoberta desses dois planetas é incrível, uma vez que, com a proximidade de ambos os planetas com suas respectivas estrelas, será possível os cientistas terem uma visão expandida das propriedades de cada mundo.

De acordo com Michele Kunimoto, do Instituto Kavli de Astrofísica e Pesquisa Espacial do MIT, os planetas identificados são os considerados entre os melhores objetos para o estudo atmosférico, por conta do brilho de sua estrela.