Tudo Bahia
Portal de Notícias

5 personalidades de cachorros: descubra agora qual é a do seu pet

Será que, quando escolhemos uma raça, podemos ter certeza de como o nosso mascote irá se comportar? Descubra aqui.

Quando uma família busca um pet para alegrar seu lar, é comum que esteja em busca de um determinado tipo de personalidade. Isso, muitas vezes, leva as pessoas a escolherem primeiro a raça e depois o cãozinho em si, porque imagina-se que isso dá mais segurança quanto ao comportamento que o filhote terá no futuro.

De certa forma, a lógica pode ter algum sentido, porque a seleção de características físicas e de comportamento pode levar a uma uniformização de algumas características da personalidade.

Entretanto, não é algo absoluto e o comportamento de um cachorro depende muito de seu meio, de como ele é tratado e quais estímulos são oferecidos.

Em linhas gerais, é possível separar as personalidades dos cães em cinco tipos. Então, caso esteja curioso e queira descobrir qual é a do seu pet, confira a lista a seguir:

1. Passivo-agressivo

Caso tenha essa personalidade, o animal tende a reagir impulsivamente quando se encontra em situações de temor.

Assim, a agressividade não nasce diretamente para atacar, mas sim para afastar o medo que está sendo sentido.

2. Agressivo

Quando você estiver diante de um cachorro com essa personalidade, é bom tomar cuidado, pois eles tendem a ser impulsivos e valentes.

Vale ressaltar que essas características podem ser aproveitadas e trabalhadas através de um bom adestramento e de muita atividade física.

3. Tímido

Geralmente, um cãozinho tímido demais tem histórico de abusos ou de convivência com cães muito dominantes. Dessa maneira, a retração excessiva deve sempre ser investigada por um profissional.

4. Independentes

Animais de estimação com essa personalidade tendem a só buscar atenção quando precisam ou querem muito, vivendo de forma solitária o resto do tempo. Entretanto, é importante destacar que ainda assim eles também amam muito seus tutores e precisam de cuidados.

5. Sociáveis

Ideais para casas com muitas pessoas, outros animais ou visitas, os mascotes que desenvolvem essa características têm uma tendência a se relacionar bem tanto com humanos quanto com outros animais.

Para conseguir desenvolver ao máximo as qualidades de seu cachorro, não se esqueça de sempre estar em contato com uma médica veterinária de sua confiança.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais