Fique atento: estas 3 atitudes revelam que a pessoa está mentindo

Se você prestar atenção na forma como o mentiroso se comunica, vai ver que ele dá algumas pistas quando está contando uma lorota.

Mentir é normal e ficaríamos todos chocados se pudéssemos saber de todas as mentiras que já foram contadas para nós. Ainda que esse tipo de contabilidade seja simplesmente impossível de ser feita, o que está ao nosso alcance é reparar na forma como uma pessoa age quando conta uma provável mentira.

continua depois da publicidade

Se você duvidar da história de alguém, tente perceber se essa pessoa apresenta alguns dos comportamentos a seguir. Eles são bastante frequentes nos mentirosos de plantão:

A pessoa tapa a boca constantemente

Ao contar uma história mentirosa, é comum que o indivíduo “se entregue” através de gestos relacionados à própria boca. Nesse sentido, além de realmente tapar a boca, o mentiroso passa a mão no queixo, limpa os lábios com a língua ou os dedos, morde objetos que estejam por perto (como canetas ou garrafas).

continua depois da publicidade

Para a psicologia, esse comportamento pode refletir uma forma inconsciente de a pessoa sinalizar que está contando uma lorota.

A história tem detalhes em excesso

Se o indivíduo fornece detalhes ricos a respeito de tudo, é melhor desconfiar, hein? A lógica do mentiroso acha que, para que a narrativa pareça real, é preciso detalhar tudo, mas isso não é verdade.
Digamos que você vai contar a alguém sobre um acidente que viu na rua, a caminho do trabalho.

É muito improvável que você dê detalhes a respeito da cor dos carros envolvidos, do horário, das vestimentas dos motoristas etc. O mentiroso, por outro lado, falaria até mesmo que horas a polícia chegou no local.

continua depois da publicidade

A pessoa não fica muito perto de você

O mentiroso busca se afastar do indivíduo para o qual está mentindo, sabia? Se você estiver desconfiado da veracidade na fala de um colega de trabalho, por exemplo, experimente ficar um pouco mais perto dele e veja se ele vai se afastar ou permanecer no mesmo lugar (tenha discernimento para não ser invasivo demais, pois, nesse caso, qualquer pessoa se afastaria).