Estas 3 mentiras podem causar demissão por justa causa no Brasil

Medo da demissão por justa causa? Então veja o que você não deve fazer no ambiente de trabalho.

Ser demitido é uma experiência comum, mas que muitas pessoas preferem evitar ao máximo. Se você está no grupo dos que temem não apenas a demissão, mas a famosa demissão por justa causa, é sempre importante conhecer melhor quais são os motivos que levam uma empresa a mandar algum funcionário embora e de modo que ele perca alguns direitos.

continua depois da publicidade

Além das mentiras no currículo, que já comprometem o sucesso dentro da empresa, existem algumas mentiras que, se contadas no ambiente de trabalho, podem colocar o funcionário em risco de demissão por justa causa. Confira três exemplos:

Apresentar atestado médico falso

Se você faltou por alguma razão, mas quis ter essa falta abonada e decidiu fraudar um documento médico, saiba que isso é motivo para demissão por justa causa.

continua depois da publicidade

Nunca falsifique documentos ou entregue atestados rasurados.

Mentir a respeito da morte de algum familiar

Quando uma pessoa da sua família morre, você tem direito à chamada “licença nojo”, que concede ao familiar a possibilidade de se ausentar por dois dias.

Inventar a morte de algum parente só para não precisar trabalhar durante esse período é algo muito grave e que pode resultar em demissão por justa causa também.

continua depois da publicidade

Dizer que precisa de vale-transporte sem realmente precisar

Se você não usa transporte público para chegar até o ambiente de trabalho, mas diz que usa, com a finalidade de receber o vale-transporte, saiba que esse é um erro grave.

É igualmente errado e motivo para justa causa quando a pessoa mente que gasta mais passagens do que o que é oferecido pela empresa.

Lembre-se de que a melhor coisa que você pode fazer pelo bem da sua vida profissional é trabalhar de forma honesta, cumprir suas metas e ter boas relações com seus colegas.

continua depois da publicidade

Sempre que houver necessidade de se ausentar, independentemente de qual seja o motivo, converse francamente com o seu supervisor.

Pode ter certeza de que a sua honestidade será vista com bons olhos.