Verdade ou mentira: café realmente pode “roubar” o cálcio do corpo?

Para entender melhor quais são os efeitos de algumas substâncias em nosso organismo, conversamos com uma nutricionista.

A nossa alimentação é repleta de nutrientes, que são absorvidos pelo corpo para que ele possa realizar todas as suas funções fisiológicas de maneira adequada. Se apenas um ingrediente é repleto de nutrientes diversos (o mamão, por exemplo, é rico em vitamina A, C, E e do complexo B, por exemplo, além de outras), nem sempre pensamos que o consumo de algumas substâncias pode comprometer a absorção de outras.

continua depois da publicidade

Para entender melhor essa relação entre nutrientes que agem de forma oposta quando consumidos juntos, conversamos com a nutricionista Anna Karolina de Medeiros Costa, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e atuante em um hospital, onde realiza o acompanhamento de pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica.

Os alimentos “roubam” nutrientes?

De acordo com a nutricionista, quando falamos sobre esses alimentos que roubam nutrientes, é preciso entender que a quantidade é o fator mais importante. “O consumo excessivo de sal, de carne vermelha e de cafeína (aproximadamente mais do que 3 cafés por dia) aumenta a excreção de cálcio”.

continua depois da publicidade

Segundo Anna, além disso, “o zinco e o ferro são minerais que inibem a absorção de cálcio, mas estamos falando de grandes quantidades, que normalmente atingimos apenas via suplementação”.

O ideal é, portanto, buscar uma alimentação equilibrada e o mais saudável possível. Isso significa dar preferência aos “alimentos de verdade”, ou seja, àqueles produtos da horta (frutas, verduras e legumes) e também aos que são sabidamente mais saudáveis e nutritivos, como carnes magras, ovos, laticínios e as versões integrais dos produtos comuns, como arroz e pães.

Lembre-se de que essas orientações têm caráter informativo, apenas. Caso você queira ter uma dieta personalizada e que atenda às suas demandas, o ideal é marcar uma consulta com um nutricionista. Esse profissional pedirá exames para avaliar a sua saúde e, a partir das suas necessidades e preferências, vai elaborar um cardápio que você possa seguir tranquilamente e sem sofrimento.

continua depois da publicidade