Tudo Bahia
Portal de Notícias

5 coisas que o seu cachorro consegue – mas você não

Os cães são criaturas incríveis e fascinantes, mas que podem ter alguns comportamentos inusitados…

Parece meio óbvio, mas os cães têm uma forma de agir totalmente diferente de nós, seres humanos. Ainda que a interação entre as duas espécies ocorra facilmente e renda boas histórias de afeto, amizade e companheirismo, precisamos sempre nos lembrar de que cachorros são… Animais.

Para contextualizar melhor esse assunto, separamos uma lista de atitudes estranhas, mas que são facilmente perdoáveis porque, afinal de contas, os autores têm quatro patas e um rostinho fofo. Veja, a seguir, algumas coisas que seu cachorro pode fazer, mas que você não deve tentar imitar jamais:

Correr atrás do próprio rabo

Já reparou que os cachorros têm esse costume engraçado? Quando a cena acontece apenas de vez em quando, não há problema algum nesse tipo de comportamento.

Agora, se o seu doguinho fizer isso diariamente e várias vezes seguidas, talvez seja uma boa ideia buscar ajuda veterinária, pois o comportamento pode sinalizar estresse e ansiedade.

Olfato de super-herói

Os cães são ótimos farejadores e você já deve ter percebido isso. Enquanto nós, meros seres humanos, contamos com “apenas” 5 milhões de células olfativas, nossos amigos quadrúpedes têm 200 milhões dessas células.

Isso explica por que os cachorros amam cheirar tudo, até mesmo coisas mais nojentinhas, como o bumbum dos amigos.

Sono leve

Seu cachorro não apenas dorme sem fechar totalmente os olhos (pode reparar) como também acorda com uma facilidade absurda. Isso acontece porque o sono desses animais é dividido em cochilos e eles não conseguem dormir profundamente como nós, humanos.

A explicação para isso pode ter relação com a evolução, pois, quando ainda não eram domesticados, os animais precisavam estar sempre em estado de alerta.

Comer sem parar

Um dos motivos pelos quais é importante regular a alimentação dos cães é o fato de que esses animais têm a capacidade de comer sem parar.

Esse comportamento também é uma herança dos antepassados caninos, que precisavam comer o máximo possível para estocar energia, pois não sabiam quando fariam uma refeição novamente.

Marcar território

Os cachorros têm um olfato poderoso, lembra? É por isso que esses animais usam a urina para demarcar território, pois, assim, os outros cães saberão onde estão pisando.

Uma curiosidade é que, pela forma como fazem xixi, o comportamento é muito mais comum em machos do que em fêmeas.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais