Última superlua do ano acontece nesta semana; veja como assistir

Saiba o que é preciso fazer para observar o fenômeno, que será nesta quinta-feira.

A belíssima Lua de esturjão, como também é conhecida a superlua, deve enfeitar o céu na noite desta quinta-feira (11) pela última vez em 2022.

continua depois da publicidade

Chamada de esturjão como uma referência aos peixes mais fáceis de pescar neste período do ano nos Grandes Lagos dos EUA, o fenômeno desta semana deixará nosso satélite natural bastante visível no céu logo no começo da noite.

O responsável pela denominação “superlua” é o astrólogo Richard Nolle que, em 1979, usou o termo para se referir à posição da Lua em relação à Terra quando atinge 90% do perigeu, ficando o mais próximo possível do nosso planeta azul.

continua depois da publicidade

As superluas da fase cheia são essas que proporcionam uma visão mais bonita do luar no céu, dando a impressão de que estamos mais próximos do satélite. Para a alegria de quem gosta desse tipo de observação, não é preciso utilizar qualquer equipamento específico para admirar o fenômeno.

Superlua e chuva de meteoros em agosto de 2022

Se você tiver a sorte de estar em um ponto com poucas nuvens, não deixe de observar a Lua nesta quinta-feira (11). Ainda neste mesmo ciclo lunar, estão previstas diversas chuvas de meteoros, por isso é importante saber que a luz da Lua deve impactar na observação desses outros fenômenos.

Nesta sexta-feira (12), a chuva Perseidas, uma das maiores chuvas de meteoros do ano, poderá ser observada entre o período da noite de sexta e a manhã de sábado (13).

continua depois da publicidade

Nesse caso, é importante ter expectativas baixas, pois o fenômeno é mais bem observado com a ajuda de equipamentos específicos.

Ainda assim, se quiser tentar ver os meteoros, a recomendação é a de que a observação seja feita durante a madrugada de sábado.

O ideal é estar em um ponto sem poluição luminosa (postes, lâmpadas, fachadas de lojas, etc.) e que não haja neblina ou nuvens no céu. Se tiver a sorte de passar por um ponto de observação que atenda a esses critérios, tente olhar apenas para a direção norte do céu, que ficará longe da luz da Lua.

continua depois da publicidade