Para evitar: veja 4 alimentos que roubam a energia do corpo

Será que você está consumindo alguns produtos que acabam com a sua disposição? Veja a seguir.

O que você come interfere diretamente na forma como você sente disposição e energia ao longo do dia. Enquanto há aqueles alimentos que fazem bem para o corpo em termos de bem-estar, há também aqueles que nos deixam com ainda mais sensação de fadiga e cansaço. A seguir, veja quais alimentos fazem com que você sinta que está com a bateria acabando:

continua depois da publicidade

Carboidratos simples

O problema dessa categoria é que ela não envolve apenas um alimento, mas vários. Tudo aquilo que é feito com farinha branca não deve ser ingerido em grandes quantidades, afinal produtos como bolos, bolachas e pães brancos aumentam muito os níveis de açúcar no sangue em um primeiro momento.

Para equilibrar os índices de glicose, o pâncreas libera mais insulina e a queda brusca de açúcar acaba resultando na sensação de falta de energia. O conselho é, portanto, preferir produtos integrais e não exagerar quando for comer carboidratos simples.

continua depois da publicidade

Doces

A gente sabe que comer um docinho de vez em quando é quase uma necessidade para a maioria das pessoas, mas a verdade é que, assim como no caso dos carboidratos simples, os doces fazem com que o açúcar no sangue aumente rapidamente.

Comer uma barra de chocolate e não praticar qualquer tipo de atividade física em seguida, leva a disposição pelo ralo. Se você pratica algum tipo de exercício físico, uma boa maneira de consumir seu chocolatinho é treinar logo em seguida, pois aí a energia do doce não se transforma em cansaço.

Café

Pode não parecer, mas o café rouba a sua energia também. Embora seja um estimulante, a cafeína tem o poder de inibir a degradação da acetilcolina, uma substância conhecida por aumentar o estímulo dos músculos. Como consequência, você acaba sentindo mais cansaço. Quando for tomar café, não exagere na dose.

continua depois da publicidade

Produtos industrializados

Carnes embutidas (salame, mortadela, presunto etc.), nuggets e salsichas são alimentos ricos em conservantes e corantes.

Eles conseguem alterar o funcionamento do corpo, que sofre para digerir essas substâncias. Como consequência, você passa por alguns processos inflamatórios e oxidantes, resultando na sensação de cansaço e falta de energia.

Viu só como é preciso prestar mais atenção ao que comemos? Lembre-se de que a forma ideal de saber qual é a melhor dieta para você e seu organismo é marcar uma consulta com uma boa nutricionista.

continua depois da publicidade