Tudo Bahia
Portal de Notícias

Conheça 5 benefícios do grão-de-bico para a sua saúde

Esse alimento rico em proteínas faz bem para o corpo em diversos sentidos. Confira.

O grão-de-bico é uma leguminosa rica em proteínas vegetais e que pode fazer parte de receitas salgadas e doces. Esse grão é uma ótima fonte de outros minerais que fazem bem à saúde, como cálcio e ferro, além de conter triptofano, um aminoácido essencial para a saúde mental.

A seguir, veja por que é importante consumir grão-de-bico com frequência:

Fortalece os ossos e os músculos

O grão-de-bico é rico em cálcio, fósforo e vitamina K, elementos que deixam os ossos mais fortes, evitando fraturas e até algumas doenças, como a osteoporose. Os altos índices proteicos desse alimento contribuem para a saúde dos músculos também.

Melhora seu estado de humor

Como é uma fonte de triptofano, substância necessária para a produção de serotonina, podemos dizer que o grão-de-bico melhora a nossa saúde mental e nos ajuda a ficar de bom humor. Além disso, por ser rico em magnésio, é um alimento que ajuda a combater o estresse e a ansiedade.

Ajuda a controlar o peso

Como é um produto denso e com bastante fibras, essa leguminosa promove a sensação de saciedade, que faz com que você coma menos e demore mais tempo para sentir fome novamente.

Regula os níveis de açúcar no sangue

As fibras do grão-de-bico ajudam o corpo a não absorver toda a glicose dos alimentos, evitando os picos de açúcar na corrente sanguínea. É um ótimo aliado, portanto, de pessoas que vivem com o diabetes tipo 2.

Melhora o funcionamento do intestino

As fibras, mais uma vez, mostram como fazem bem à saúde. Quando chegam ao intestino, elas incham e ajudam a criar um bolo fecal mais volumoso, promovendo a evacuação. Lembre-se de tomar bastante água ao longo do dia, pois as fibras precisam ser hidratadas para desempenhar esse papel positivo em relação ao funcionamento intestinal.

Agora que você já sabe por que é importante consumir esse produto, não se esqueça dele da próxima vez que for ao supermercado. Para receber orientações alimentares específicas para a sua saúde, marque uma consulta com um nutricionista.

LEIA TAMBÉM

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições. AceitarLer mais