Realmente existe um melhor lado para dormir? Ciência tem a resposta

A resposta é sim. Descubra qual é esse lado e os benefícios que a posição traz para o nosso corpo.

O sono é uma necessidade fisiológica extremamente importante para manter o nosso corpo saudável. No entanto, devido a correria do dia a dia, muitas pessoas não dão a devida importância ao sono e, por isso, acabam dormindo em qualquer posição, prejudicando a qualidade do seu descanso.

continua depois da publicidade

Segundo especialistas, para garantir uma boa noite de sono, é preciso dormir de lado, já que essa posição proporciona um descanso maior e facilita o funcionamento do nosso organismo, ao contrário do que acontece, por exemplo, quando se dorme de bruços, posição que dificulta a respiração.

Mas dormir sobre qualquer lado nos garante uma boa noite de sono? A resposta é não. De acordo com a ciência, o melhor lado para dormirmos é o lado esquerdo do corpo. Confira a seguir alguns dos motivos.

continua depois da publicidade

1. Ajuda na digestão

Simplesmente por uma questão do efeito da gravidade sobre nós, dormir sobre o lado esquerdo ajuda na digestão. O estômago e intestinos grosso e delgado estão ligeiramente à esquerda.

Então, ao deitarmos sobre esse lado do corpo, os alimentos conseguem passar por esses órgãos com mais facilidade.

2. Melhora a circulação sanguínea

Como o coração está do lado esquerdo do nosso corpo, dormir sobre o lado esquerdo impede a obstrução da artéria aorta, responsável por bombear o sangue para o resto do sistema sanguíneo.

continua depois da publicidade

Ao mesmo tempo, a veia cava inferior permanece livre, não sofrendo pressão de nenhum órgão. Com isso, o sangue retorna mais facilmente de outras partes do corpo até o coração.

3. Faz bem ao cérebro

Dormir sobre o lado esquerdo do nosso corpo traz benefícios a drenagem linfática do sistema nervoso central. Essa posição facilita a eliminação do excesso de proteínas, vitaminas, gorduras e também resíduos.

Tal função é de extrema importância para o nosso organismo, uma vez que ajuda a manter constante o volume e a pressão sanguínea, além do bom funcionamento do sistema imunológico.

continua depois da publicidade

4. Alívio da azia e do refluxo

Dormir sobre o lado esquerdo do nosso corpo impede que o ácido estomacal volte para o esôfago, gerando o alívio da azia e refluxo.

5. Proporciona alívio do peso sobre a coluna vertebral

Ao dormir sobre o lado esquerdo do nosso corpo, a coluna fica mais alinhada do que quando se deita de costas ou de bruços. Além disso, dormir nessa posição evita que todo o peso do corpo recaia sobre as costas, que, por sua vez, evita pressão sobre importantes vias sanguíneas.