Ácidos graxos ômega 6 e 3: confira os principais benefícios para a saúde

A seguir, entenda um pouco mais a respeito dessas gorduras do bem.

Se você acompanha os textos que publicamos aqui no Tudo Bahia sobre alimentação saudável, já sabe que os nutrientes dos alimentos são fundamentais para o bom funcionamento do corpo. Além das vitaminas, fibras e minerais, nosso organismo precisa de ácidos graxos para executar suas funções mais básicas.

continua depois da publicidade

Dentro desse grupo de gorduras saudáveis estão os famosos ômega-3 e ômega-6, que fazem bem para o coração e também para o cérebro, só para citar alguns exemplos. Para falar a respeito desse assunto, conversamos com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz.

Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás e, atualmente, membro do programa de residência em Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas da mesma instituição (HC/UFG), Hortência explicou como alguns alimentos podem influenciar as respostas fisiológicas do corpo humano.

continua depois da publicidade

De acordo com ela, “alguns nutrientes podem modular mecanismos fisiológicos e neurotransmissores que regulam a concentração e memória, por isso, ter uma alimentação equilibrada e saudável pode auxiliar e influenciar positivamente na hora dos estudos”.

Em relação aos ácidos graxos, a especialista explicou que “os ômega-6 podem influenciar na habilidade dos neurônios em utilizar a glicose, auxiliando, assim, na concentração. Já baixos níveis ômega-3 podem causar deficiência visual, problemas no aprendizado, motivação e afetar sistemas que utilizam neurotransmissores no córtex frontal”.

Para garantir uma alimentação rica nesses nutrientes, Hortência nos aconselha a consumir produtos como:

continua depois da publicidade
  • Sementes;
  • Castanhas;
  • Salmão;
  • Abacate;
  • Óleos vegetais.

Lembre-se de que uma dieta equilibrada é fundamental para quem busca ter mais saúde e disposição. Para ter um plano alimentar individualizado e que leve em conta as suas preferências e necessidades, o ideal é marcar uma consulta com um profissional da área de nutrição.