O refluxo pode piorar quando você está dormindo? Nutricionista explica

Se você sofre com os sintomas desagradáveis do refluxo, já deve ter percebido que o sono pode agravar o problema…

O refluxo é uma doença gastroesofágica que faz com que o ácido presente no estômago retorne para o esôfago, em direção à boca. Isso pode provocar uma inflamação recorrente na parede do esôfago e resultar em sintomas desagradáveis, como azia, queimação e dor no peito.

continua depois da publicidade

É muito comum que os pacientes tenham a sensação de que esses sintomas pioram muito durante o sono. Para conversar sobre a questão, chamamos a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz, formada pela Universidade Federal de Goiás e membro do programa de residência em Terapia Intensiva.

Hortência nos explicou que, além dos sintomas mais comuns, o refluxo também pode desencadear tosse, asma, rouquidão, mau hálito e pigarro. O quadro tende a ser mais grave em pessoas com excesso de peso, pois, de acordo com a nutricionista, “a obesidade e a gordura localizada no abdome provocam aumento da pressão dentro do estômago, facilitando a ocorrência de refluxo”.

continua depois da publicidade

Entre os alimentos que pioram os sintomas, estão o café, álcool e chocolate. O motivo para isso é que todos eles “podem afrouxar o esfíncter inferior do esôfago, um músculo presente na transição do esôfago para o estômago”, esclareceu Hortência. A nutricionista lembrou que pães, embutidos e produtos com muitos carboidratos também podem potencializar os efeitos do refluxo.

Em relação ao sono, infelizmente é verdadeira a afirmação de que o refluxo pode piorar enquanto a pessoa dorme. Hortência falou que a posição supina, que é quando deitamos com o rosto para cima, pode ser ruim para alguns pacientes, especialmente se a pessoa tiver jantado muito perto da hora de dormir.

A dica é, portanto, não se alimentar muito tarde da noite e buscar uma posição mais confortável para dormir. Algumas pessoas deixam a cabeceira da cama mais elevada porque, dessa forma, sentem-se melhor.

continua depois da publicidade

O refluxo é uma doença que necessita de acompanhamento médico e nutricional, por isso, caso você tenha os sintomas há algum tempo, busque ajuda profissional.