Quer ter mais energia? Nutricionista lista 19 alimentos que ajudam nisso

Sabia que a sua alimentação pode colaborar para que você se sinta com as energias recarregadas?

A falta de disposição para realizar as tarefas de todo dia é uma queixa muito comum. Além dos fatores fisiológicos e psicológicos que podem estar por trás dessa sensação de energia baixa, é possível atribuir o sintoma a uma alimentação inadequada.

continua depois da publicidade

Para entender melhor a relação entre a nossa disposição e os alimentos que colocamos no prato, a equipe do Tudo Bahia conversou com a nutricionista Hortência Kettelen Souza Luz.

Formada em Nutrição pela Universidade Federal de Goiás e membro do programa de residência em Terapia Intensiva do Hospital das Clínicas da mesma instituição (HC / UFG), Hortência explicou melhor como alguns alimentos podem nos deixar mais dispostos.

continua depois da publicidade

Alimentação e energia

De acordo com ela, “a principal fonte de energia do nosso corpo, proveniente da alimentação, é o consumo de carboidratos, além dele, nosso organismo também pode utilizar as proteínas e o lipídio quando o carboidrato está em falta”.

A nutricionista também explicou que “essa energia é necessária para que o nosso corpo seja capaz de executar funções básicas do nosso organismo, incluindo a respiração e a circulação do sangue”.

É por isso que uma alimentação equilibrada em termos calóricos e nutricionais é fundamental para que o corpo funcione bem e, claro, para que você sinta disposição para dar conta de todos os seus afazeres.

Hortência listou alguns alimentos que, quando consumidos, nos dão a sensação de que recarregamos a bateria. Veja quais são eles:

continua depois da publicidade
  1. Ameixa;
  2. Mamão;
  3. Pera;
  4. Kiwi;
  5. Tangerina;
  6. Limão;
  7. Pitaya;
  8. Banana;
  9. Pêssego;
  10. Arroz integral;
  11. Macarrão integral;
  12. Pães integrais;
  13. Repolho;
  14. Brócolis;
  15. Couve-flor;
  16. Feijão;
  17. Aveia;
  18. Batata-doce com casca;
  19. Mandioca.

Lembre-se desses produtos quando fizer as suas compras do mês. E, se quiser uma dieta elaborada especificamente para as suas necessidades e o seu corpo, o ideal é marcar uma consulta com uma nutricionista.