Como identificar uma pessoa verdadeira? Confira 5 sinais

Descubra algumas dicas para desvendar as intenções de quem lhe cerca.

Viver em sociedade implica em termos contato com diversas pessoas, porém a maioria não dura mais que poucos instantes na nossa vida, porque nos relacionamos apenas para receber ou prestar algum serviço ou informação. Por outro lado, algumas acabam participando mais do nosso dia a dia e, por consequência, tendo mais influência nas nossas vidas.

continua depois da publicidade

Nesse segundo grupo entram familiares, amigos e colegas de trabalho, por exemplo. Com cada uma dessas pessoas temos conversas diferentes, mas uma coisa que une a todos: a necessidade de confiar. Afinal, é para esses indivíduos que contamos muita coisa e com quem nos preocupamos.

Para ajudar a desenvolver esse laço de confiança, separamos cinco sinais de que alguém está sendo verdadeiro com você:

continua depois da publicidade

1. Divide os méritos e responsabilidades

Pessoas verdadeiras não querem passar as outras para trás. Em uma atividade em dupla, por exemplo, o indivíduo vai dividir as tarefas, mas também os louros pelo trabalho bem realizado.

2. Ser pontual

Quando alguém pretende ser confiável, costuma demonstrar isso em vários pequenos detalhes. Chegar na hora, cumprindo com sua palavra e não fazendo os outros perderem tempo é um desses sinais.

3. Criticar

Ninguém consegue fazer tudo certo, o tempo todo. Então fique atento com aquele amigo que somente faz elogios, porque ele pode estar sendo falso ou tendo segundas intenções. Alguém honesto irá apontar seus erros de forma educada e visando sua melhoria pessoal.

continua depois da publicidade

4. Conseguir apoiar

Naqueles momentos no qual a esperança parece ter ido embora, quem verdadeiramente esteve ao seu lado irá tentar lhe ajudar e fazer a sua moral subir, porque conhece e confia no seu potencial!

5. Trata bem a todos

Cada ser humano tem seu valor, então fique atento com aqueles que tratam bem você e algumas outras pessoas da mesma hierarquia (ou superiores) muito bem, mas costumam destratar subalternos. Isso pode significar uma visão utilitarista dos colegas, o que leva a atitudes nada verdadeiras.

O mais importante — antes de os outros serem verdadeiros — é você ser verdadeiro consigo mesmo. Então, caso seja possível, vá a uma psicóloga para tentar entender melhor o que acontece dentro de sua cabeça e conseguir ser mais honesto quando olhar para o espelho.

continua depois da publicidade